Publicado em: 16/04/2012

16/04/2012

1° edição do G20 Youth Summit Brasil

O Instituto Global Attitude em parceria com as Faculdades Integradas Rio Branco (FRB), e apoio da Federação Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (Feneri), realizaram, pela primeira vez no país, entre os dias 9 e 13 de abril, o G20 Youth Summit - Edição Brasil 2012.

Na edição brasileira foi escolhida a comissão composta por seis jovens estudantes que representarão o país no G8/G20 Youth Summit, etapa oficial, que acontecerá no mês de junho na Georgetown University, Washington, DC, Estados Unidos. Em 2011, a primeira delegação de jovens brasileira foi formada integralmente por alunos de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco.

O programa internacional acontece desde 2006, sempre em paralelo às reuniões oficiais, com o reconhecimento e apoio governamental dos vinte países participantes do G20, reunindo cerca de 150 jovens das respectivas nações para a participação em discussões sobre os assuntos mundiais da atualidade no âmbito político, econômico e social, com o objetivo de agregar a ótica jovem aos assuntos tratados pelas agendas oficiais.

Durante os cinco dias que englobaram a etapa Brasil, rodadas de discussão, que seguem os mesmos padrões e métodos utilizados nas negociações oficiais do G20, foram um dos pontos fortes do evento, com temas focados em economia mundial e no sistema financeiro, além da participação de cinco jovens, mediadores internacionais, de países como Alemanha, Polônia e Suécia, responsáveis por conduzir o fluxo das discussões nos comitês que compõem a programação.

À frente do projeto está Rodrigo Reis, fundador do Instituto Global Attitude, juntamente com a professora Denilde Holzhacker, coordenadora do curso de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco. O evento contou com a presença de especialistas em política externa e de personalidades internacionais e autoridades convidadas, como a do Cônsul Geral dos EUA, William Popp.

Seguindo os padrões internacionais do G20, a língua oficial do evento foi o inglês, no qual os seis comitês: Chefes de Estado, Sherpas, Economia, Finanças, Desenvolvimento e Meio Ambiente discutiram temas que envolvem os conflitos e segurança na Internet; a reforma do Conselho de Segurança da ONU; criação de postos de trabalho, reformas econômicas, conclusão da Rodada de Doha, agricultura e comércio exterior, reforma da OMC; crise no sistema financeiro e governança do FMI; segurança alimentar mundial e preparação humanitária para desastres; proteção do meio ambiente, Economia Verde, Regras globais e resultados esperados para o Rio +20, entre outros assuntos relacionados e visitas aos consulados.

 

Saiba mais...

 

Veja como foi o 1º G-20 Youth Summit Brasil


Informações Gerais:

Leia mais sobre o evento e confira a programação que guiou o evento.
Clique aqui

Facebook:

Acesse a página do G20 no Facebook e confira os vídeos e outras curiosidades do evento.
Fan Page | Vídeos