Publicado em: 16/09/2013

16/09/2013

11º Semana de Cursos destaca Empreendedorismo

Reunindo empreendedores em diversas áreas para trazer cases de sucesso e experiências inovadoras, os cursos de graduação em Administração, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Sistemas de Informação e os cursos de graduação tecnológica em Marketing e Gestão Comercial promoveram a 11º Semana - Escola de Negócios Rio Branco, do dia 9 a 13 de agosto.

Durante a abertura do encontro, o diretor acadêmico das Faculdades, Alexandre Uehara, reforçou a importância do empreendedorismo, tendo em vista que o Brasil é o 2º colocado no ranking mundial de empreendedores, e que cada vez mais empresas buscam e incentivam jovens a empreender. A apresentação de uma linha do tempo, comparando dados de empreendedorismo no Japão entre o século XX aos dias atuais, foi realizada pelo diretor.

O sócio da Ernst Young, Flávio Peppe, levantou dicas para os novos empreendedores. Descobrir onde está o mercado, saber inserir um novo produto, avaliar o impacto das ideias no público e no mercado, cortar custos e ter visão a longo prazo são alguns dos caminhos a serem seguidos. Segundo o palestrante, a paixão pela ideia, muitas vezes, é o grande ocasionador de fracassos dos novos negócios.


Flávio Peppe

O crescente mercado de shoppings foi destacado pelos administradores Vinícius Rangel, Marcos e Eduardo. Marcos apresentou um breve histórico sobre o mercado no Brasil, desde a inauguração do primeiro shopping, na década de 1960 em São Paulo, até as transformações nos dias de hoje. Eduardo e Vinícius afirmaram os benefícios para a população e para a cidade dessas construções, principalmente na geração de empregos, e apresentou os motivos para se investir em shopping centers.

Alunos e professores participaram de bate-papo sobre empreendedorismo com Edvaldo Silva, da AC Beauty/ES Assessoria. O convidado apontou que o desenvolvimento de um bom networking e o aprimoramento de certas atitudes, como dinamismo, liderança, organização, visão, motivação, planejamento, criatividade e conhecimento, são alguns dos aspectos que podem definir o que é ser uma pessoa empreendedora. Segundo ele, um processo empreendedor deve contemplar a identificação da oportunidade, desenvolvimento do plano de negócios, determinação e captação de recursos e gerenciamento do negócio.

Durante a palestra sobre Produção Mais Limpa, o deputado Gilberto Natalini destacou as iniciativas que são realizadas na cidade de São Paulo para melhorar a qualidade de vida dos paulistanos e diminuir os níveis de todos os tipos de poluição. Para o palestrante, existem diversas oportunidades de negócio em sustentabilidade e reciclagem.


Gilberto Natalini

A 1º Olimpíada do Conhecimento reuniu alunos dos cursos de Sistemas de Informação, Administração e dos cursos Tecnológicos em uma divertida competição que envolveu curiosidades, atualidades e conteúdos de diversos temas ministrados em sala de aula.