Publicado em: 30/05/2016

30/05/2016

Alunos de Direito visitam presídio modelo

Os alunos do 7° semestre do curso de Direito das Faculdades Integradas Rio Branco, acompanhados pelo professor de Direito Processual Penal, Ednilson Andrade Arraes Melo, realizaram uma visita ao Presídio Militar Romão Gomes, considerado um presídio modelo no país.

Nesse presídio estão recolhidos pouco mais de 200 presos de todo o Estado de São Paulo, todos policiais militares e ex-policiais militares, que cumprem pena ou estão presos provisoriamente pelos mais variados crimes, desde insubordinação, até homicídio, por exemplo.

“Ponto importante para que o presídio tenha essa reputação é devido a sua disciplina considerada rígida com hierarquia e disciplina militar. O índice de indisciplina e subversão da ordem é baixíssimo”, explicou o professor.

Para Ednilson Andrade Arraes, a visita foi muito importante para o aprendizado dos alunos de Direito Processual e de Direito Penal. “Por se tratar de um presídio modelo no país, em que a Lei de Execução Penal, nº 7210/84, e os direitos e deveres dos presos, são rigorosamente cumpridos pela direção da unidade, os alunos puderam compreender e ver na prática como ocorre a aplicação da lei penal e de execução penal em um sistema prisional exemplar, o qual dificilmente será visto em outros presídios e unidades prisionais do país”, explicou.


A visita contribuiu para a formação dos alunos