Publicado em: 06/05/2013

06/05/2013

Ex-aluno de Jornalismo é selecionado para participar do Curso Estado de Jornalismo Econômico

O ex-aluno do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas Rio Branco, Égon Ferreira Rodrigues, foi selecionado para participar do 3º Curso Estado de Jornalismo Econômico, promovido pelo Grupo Estado, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Durante os meses de maio, junho e julho, Égon Rodrigues participará de aulas, entrevistas coletivas e atividades monitoradas, que têm o objetivo de capacitar os profissionais para atuar na área de Jornalismo Econômico.

Para ser classificado, o ex-aluno riobranquino participou de um processo seletivo. "Inicialmente fiz um teste online, com questões em inglês, português e conhecimentos básicos de economia, acompanhado de análise de currículo. A segunda fase contou com questões objetivas e redação, e os aprovados nessa etapa foram entrevistados individualmente. Destes, apenas 25 foram selecionados para ingressarem no curso", explicou Égon Rodrigues.

Sobre os assuntos e atividades do programa, o ex-aluno ressaltou: "Recebemos treinamento voltado para a prática jornalística, com grande ênfase na área de Economia. Assistimos aulas e palestras com professores e jornalistas da Agência Estado. Aprendemos sobre estatísticas, gráficos, planilhas, medidas de tendência central, matemática financeira, juros simples, taxas de câmbio, agregados monetários, contas públicas, títulos públicos, dentre muitos outros".

Além da exposição teórica dos assuntos, os participantes têm a oportunidade de vivenciar a rotina das redações, uma vez que escrevem matérias ao longo do curso, que são publicadas em um caderno especial.

Para o ex-aluno das Faculdades Rio Branco, além dos conteúdos aprendidos, o que de mais relevante o curso proporciona é o contato com os jornalistas nas redações. "É uma oportunidade única e minha intenção com o curso é aprender e ganhar uma experiência mais sólida no Jornalismo", contou.