Publicado em: 26/11/2014

26/11/2014

Rio Branco realiza Sessão Internacional de Negócios Brasil/Finlândia

Com o objetivo de ser um instrumento de fomento para os negócios e desenvolvimento entre empresas de diferentes portes e culturas, as Faculdades Integradas Rio Branco, em parceria com o Sebrae Capital Oeste-SP, o Ciesp Oeste e com a Tampere University of Applied Sciences (TAMK), realizaram  no dia 25 de novembro, a Sessão Internacional de Negócios Brasil/Finlândia”, no campus Lapa.

O evento foi aberto com um seminário, com palestras do Cônsul da Finlândia em São Paulo, Jan Jarne, do Embaixador do Brasil na Finlândia, Fernando Barreto, e de Sara Martins, diretora adjunta do DEREX e do Ciesp.

Na abertura estavam presentes o superintendente da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Marco Rossi, os diretores geral e acadêmico das Faculdades Integradas Rio Branco, Edman Altheman e Alexandre Uehara, e o coordenador de Relações Externas das Faculdades, Alexandre Fillietaz.


O superintendente da Fundação,Marco Rossi com o grupo de especialistas da PROACADEMY

O encontro contou com a participação especial do grupo de especialistas da PROACADEMY Entrepeneur Spirit, uma escola de empreendedorismo da TAMK University, reconhecida internacionalmente, que realizaram projetos com foco em soluções para importantes empresas nacionais, comoa TV Cultura, o Sebrae e Jornal Diário de São Paulo.

O seminário aconteceu no período da manhã e a dinâmica da sessão de negócios, no período da tarde, com a participação de cerca de 40 empresas de médio e pequeno porte, das áreas de serviços, comércio e indústria.

Alexandre Uehara destacou que “o evento permitiu que às pequenas, médias e grandes empresas tivessem a oportunidade de ampliar sua carteira de relacionamentos e conhecer novas culturas de negociação. O fomento de novos negócios é indispensável para a saúde e para o desenvolvimento financeiro das empresas”.

O Embaixador do Brasil Fernando Barreto ressaltou a importância da relação Brasil X Finlândia para o crescimento e desenvolvimento de ambos os países, falou, ainda sobre comércio, investimentos e cooperação em ciência e inovação.

Durante sua apresentação o Cônsul Jan Jarne falou sobre as características gerais da Finlândia para os empresários que estavam presentes no seminário. Destacando que uma das prioridades dos finlandeses é a educação e que o país tem uma das melhores e mais estáveis economias. Outro ponto forte da Finlândia é a inovação e a tecnologia e o investimento nessas áreas.


O grupo de empresários que participaram da sessão de negócios

A diretora adjunta do CIESP, Sara Martins, falou sobre o Brasil dando destaque para a cidade de São Paulo e suas características para que os universitários especialistas da PROACADEMY, vindos especialmente para o evento, conhecessem um pouco mais sobre o país. Alguns dos pontos abordados foram a expectativa de crescimento econômico do Brasil, os pontos fortes da cidade de São Paulo como, por exemplo, o turismo, a qualificação da mão de obra e a infraestrutura.

Durante a Sessão Internacional de negócios, os empresários foram divididos em grupos, participando de discussões e apresentando seus produtos e serviços, além da troca de cartões e materiais institucionais. Ao término de cada período, foi realizado um rodízio entre as empresas, de maneira que, ao final das rodadas, todas as empresas se apresentaram umas às outras.


Os empresários durante as conversas na sessão de negócios