Publicado em: 08/03/2012

08/03/12

Prof. Wilma Lima é premiada por sua produção acadêmica e literária na França

Wilma Lima, supervisora no Colégio Rio Branco e professora do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Rio Branco, foi laureada com a medalha de prata da Academie de Mérite et Devoument Français, na França, que reconhece artistas de destaque, que trabalham para o desenvolvimento da cultura em seus países. A professora participou de duas etapas, que avaliaram sua a produção acadêmica, pedagógica e literária. A premiação foi realizada em um jantar de gala, no dia 13 de março, quando os vencedores foram revelados.


A supervisora e professora Wilma Lima na premiação

"São mais de quarenta anos literários e mais de trinta e cinco anos acadêmicos e pedagógicos. Quando se é indicada para um prêmio a essa altura da trajetória, vem uma chancela a mais, mas não superior à do reconhecimento de meus colegas e de meus alunos, que veio me alimentando ao longo do caminho", destacou Wilma Lima.

A Rede de Escritoras Brasileiras (Rebra) lançou, no dia 15 de março, no Salon du Livre, em Paris, a coletânea L'indiscutable talent des écrivaines brésiliennes, cujos textos foram selecionados de uma coletânea maior, lançada nas Faculdades Integradas Rio Branco, em novembro de 2011, em português. Ambas as obras apresentam textos da Professora Wilma Lima. O evento contou com as ilustres presenças do presidente Nicolas Sarkozy e alguns ministros.

Para Wilma Lima, "a indicação ao prêmio e o lançamento do livro confirmam o que eu chamaria de uma lição ou premissa para o que queremos como futuro: o trabalho cooperativo é básico para o sucesso pessoal. Um grupo de escritoras, a Rebra, extremamente diversificado, está dando voz a mulheres de diferentes campos de atuação pela palavra escrita, trabalhando como grupo, como comunidade - aí está sua força. A Academie é outro grupo, que se empenha pela divulgação da cultura sem fronteiras".