Publicado em: 20/05/2014

20/05/2014

VI RBMUN

Nos dias 17 e 18 de maio, as Faculdades Integradas Rio Branco foram palco de simulações de ambientes diplomáticos e de exercício jurídico, com a realização da sexta edição do Rio Branco Modelo Universitário de Negociações - RBMUN. Cerca de oitenta estudantes universitários de diversas instituições participaram, colocando em prática conceitos aprendidos em sala de aula.


Integrantes do RBMUN com professores e o diretor-acadêmico, Alexandre Uehara

Nesse ano, a simulação também comemorou a parceria do RBMUN com o Secretariado-Geral Sobre a Juventude da Organização das Nações Unidas (ONU) para ajudar na elaboração da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015.

O RBMUN e as instituições da ONU buscarão saber o que a juventude pensa sobre os temas Educação, Emprego, Saúde, Good Governance, Paz e Estabilidade, a fim de criar medidas para o fortalecimento dos jovens no mundo todo.

Durante os dois dias de evento, os participantes realizaram discussões em quatro comitês: Assembleia Geral das Nações Unidas - Partilha da Palestina; Conselho de Segurança das Nações Unidas - Guerra do Golfo; Juri Simulado - Caso Isabella Nardoni; e Conselho Internacional Europeu.


Simulação nos comitês

Os países, representados pelos alunos, que se reuniram na Assembleia Geral das Nações Unidas, discutiram sobre o que fazer com o território ocupado por palestinos e ambicionado por judeus, numa disputa que envolve questões históricas, culturais e religiosas.

Os itens relativos à retirada de tropas iraquianas, sanções econômicas, a segurança dos civis e uso de armas químicas na Guerra do Golfo foram amplamente discutidos no comitê Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Com a representação dos diversos envolvidos na morte de Isabella Nardoni, em 2008, foi realizada a simulação do julgamento dos acusados. A atividade contou com a participação do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luiz Flavio Borges D'Urso.

No Conselho Internacional Europeu foram analisadas argumentações para o reconhecimento do matrimonio homoafetivo entre Spyridon e David Michael pelo estado de Brandoa, seguido do pedido do casal para guardiões do menor, Jefferson Wellerson, nascido em Moita.

O Comitê de Imprensa do RBMUN realizou a cobertura do evento para o portal Profissão Foca, com matérias destacando os principais pontos de cada comitê. Por meio de um aplicativo desenvolvido exclusivamente para o evento, os participantes também tinham acesso à essas matérias e as fotos divulgadas nas mídias sociais.

Os bastidores do evento podem ser conferidos em vídeo. Veja aqui.