Publicado em: 26/10/2012

26/10/2012

Alunos participam da Semana Estado de Jornalismo

Os alunos do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas Rio Branco, Caio Colagrande, Égon Rodrigues, Naryana Caetano e Paula Marolo, participaram da Semana Estado de Jornalismo - Prêmio Santander Jovem Jornalista. O evento, realizado entre os dias 22 e 25 de outubro, contou com a participação de importantes jornalistas, escritores e representantes de movimentos sociais.


Alunos das Faculdades com o jornalista Lourival Sant'Anna

Os estudantes assistiram a palestras que abordaram temas como o papel do jornalismo, a ética na profissão, o jornalismo investigativo, a importância da informação e os desafios da notícia. Em seguida, desenvolveram reportagens com o tema "Informação como forma de transformação social", para participar do Prêmio Jovem Jornalista. As melhores reportagens escritas para o concurso irão concorrer a uma bolsa de estudos de um semestre em Navarra, na Espanha.

A aluna Naryana Caetano desenvolveu uma reportagem sobre a Bicicloteca, projeto de um ex-morador de rua que empresta livros para qualquer pessoa, com sua "biblioteca ambulante". O aluno Égon Rodrigues escreveu sobre a Rede Mocoronga, uma rede de comunicação comunitária estabelecida em plena floresta amazônica, no oeste do Pará, e que tem transformado a vida da população local.

Dentre os convidados para participar dos debates e compartilharem suas experiências profissionais, estavam Alberto Dines, do Observatório de Imprensa, Eugênio Bucci, colunista e professor da ECA/USP e ESPM, Milton Jung, da Rádio CBN, Ivan Marsiglia, de O Estado de S.Paulo, Ignácio de Loyola Brandão, colunista do Estadão, e Lourival Sant'Anna, da Reportagem Especial/Grupo Estado.

O Prêmio Santander Jovem Jornalista e a Semana Estado de Jornalismo estimulam os futuros profissionais da área a atuar com foco no desenvolvimento sustentável, refletindo sobre seu papel e buscando ideias criativas para transformar a sociedade.