Publicado em: 15/10/2014

15/10/14

FRB participa de encontro da ABRI


As Faculdades Integradas Rio Branco marcaram presença no 2º Seminário de Relações Internacionais: Graduação e Pós-graduação, da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), realizado nos dias 28 e 29 de agosto, em João Pessoa (PB).

O encontro teve como tema “Os BRICS e as Transformações da Ordem Global” e teve a participação do diretor acadêmico, Alexandre Uehara, e dos professores de Relações Internacionais, Pedro Costa Júnior e Demetrius Pereira.

Alexandre Uehara participou da mesa de abertura, que teve como tema “Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Relações Internacionais” e apresentou dados de um estudo realizado no Estado de São Paulo, comparando estruturas curriculares dos cursos de RI. O diretor ressaltou a importância das diretrizes curriculares para garantir que conteúdos mínimos sejam oferecidos e favorecendo a formação do profissional com mais qualidade.

Pedro Costa Junior apresentou trabalho que teve como tema “O Despertar do Urso: a Rússia e seu entorno regional na era Putin”. O professor falou sobre a reinserção da Rússia no sistema internacional no século 21 a partir do governo de Vladimir Putin.

"A Influência dos BRICS e da União Europeia no desenvolvimento da Responsabilidade de Proteger" foi o tema do artigo apresentado pelo professor Demetrius Pereira no painel "A responsabilidade de Proteger: a nova cara da intervenção", de Área temática: "Segurança Internacional". O artigo foi escrito em coautoria com Rafael Rocha, doutorando pela Universidade de Brasília. No referido painel foi discutido o papel dos BRICS na segurança internacional, especialmente em relação à intervenção humanitária.

Demetrius pereira também participei como coordenador e debatedor no painel sobre Segurança Energética, em que se discutiram questões vinculadas à energia, como petróleo e energia nuclear.


Alexandre Uehara na abertura do evento