Publicado em: 30/10/2012

30/10/2012

Temas Atuais da Agenda Brasileira e Internacional

Contando com a presença de palestrantes nacionais e internacionais de destaque, o curso de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco promove um ciclo de palestras sobre Temas Atuais da Agenda Internacional, ao longo do mês de outubro.


Professor Jason Tadeu Borba

A primeira palestra, realizada no dia 10 de outubro, teve o tema "Ciclos Econômicos e a crise mundial: Perspectivas", abordado por Jason Tadeu Borba, professor Titular do Departamento de Economia da PUC/SP e vice-coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia da Mundialização e Desenvolvimento.

Jason Borba falou sobre o panorama da atual situação econômica dos principais países do mundo, inclusive o Brasil. A partir dessa análise e do estudo das crises cíclicas do último século, apontou datas, causas e possíveis reflexos das próximas recessões econômicas mundiais, que, segundo ele, acontecerão em 2013 e em 2020.Ainda segundo o professor, a próxima crise será mais forte que a de 2007, tendo em vista que não houve tempo de recuperação e, para ele, é necessário tentar prever essas situações, principalmente pelos reflexos na taxa de juros e de desemprego, que interferem diretamente na vida da população.


General de Divisão, Floriano Peixoto Vieira Neto, diretor acadêmico das Faculdades, Alexandre Uehara e professor do curso de Relações Internacionasi, Gunther Rudzit

O General de Divisão Floriano Peixoto Vieira Neto, Comandante da 2ª Divisão do Exército e da Força de Paz da Missão da ONU no Haiti, falou, no dia 15 de outubro, sobre "A experiência Brasileira no Haiti" e contou sua experiência nos trabalhos de reestruturação no país, onde esteve em duas oportunidades: em 2004, quando o Brasil decidiu participar da Missão, e em 2010, durante o terremoto que devastou diversas cidades e a capital Porto Príncipe. O comandante destacou dados referentes à economia, população e política do país, além de abordar a questão da devastação ambiental.


Professor do curso de Relações Internacionais, Samuel Feldberg e cônsul-geral de Israel em São Paulo, Ilan Sztulman

Ilan Sztulman, cônsul-geral de Israel em São Paulo, realizou, no dia 17 de outubro, a palestra "Uma visão israelense sobre o Oriente Médio", abordando os desafios do cenário internacional entre Israel e o Oriente Médio. Também destacou que, atualmente, a diplomacia passa por uma profunda transformação tendo em vista a proeminência do mundo virtual e das relações nas redes.

No dia 25 de outubro, o professor Sandy Maisel, um dos maiores especialistas em eleições nos Estados Unidos, abordou o tema "The 2012 American Election: dividing a nation". A palestra mostrou como funciona o sistema eleitoral norte-americano e como é a distribuição de votos por estados. O professor ainda deu um panorama da atual situação dos candidatos à presidência, suas chances, baseado nos resultados de pesquisas eleitorais divulgadas, e a provável pouca diferença de votos entre eles, uma vez que a população está cada vez mais dividida em termos de diferenças sociais, econômicas e étnicas.


Sylvio Castro, chefe de Investimentos Estratégicos do Banco Goldman no Brasil

"Cenários e perspectivas econômicas" foi o tema do último encontro, exposto por Sylvio Castro, chefe de Investimentos Estratégicos do Banco Goldman no Brasil, no dia 30 de outubro. Além de apresentar um pouco da história e atuação do banco no mundo, Sylvio Castro abordou questões como: o processo de investimento de recursos, a atuação dos profissionais que são procurados para ajudar pessoas a gerirem seu dinheiro, os vários tipos de investimentos e investidores, o cenário econômico do Brasil e de outros países, além de explicar algumas variáveis econômicas, como câmbio, juros e inflação.


Sandy Maisel, professor pecialista em eleições nos Estados Unidos