Publicado em: 06/09/2012

06/09/2012

Faculdades integram Programa Wikipédia na Universidade

As Faculdades Integradas Rio Branco foram selecionadas para integrar o Programa Wikipédia na Universidade, parte do Programa Wikipédia no Ensino, da Wikimedia Foundation, que tem o objetivo de estimular estudantes e professores a usarem a ferramenta de pesquisa como um instrumento de ensino e de produção técnico-científica. 


Alunos e professores participantes do programa

Para participar do processo de seleção, a professora Iara Camargo desenvolveu uma proposta de projeto, que demonstrava como a ferramenta Wikipédia poderia ser inserida no plano de ensino da disciplina de Design Editorial, com a pesquisa e a produção de artigos enciclopédicos pelos estudantes. "O professor manda um projeto de como trabalhará com os verbetes e os alunos desenvolvem pesquisas, produzem, publicam e terão nota com base na qualidade dessa produção. A ideia é incentivar os alunos a publicar e editar a Wikipédia e, não apenas, usar como ferramenta de pesquisa, mas como meio de publicação e compartilhamento de informações", explicou. 

Os estudantes Denise Akemi, Cauê Rodrigues e Maíra Rodrigues participaram da capacitação oferecida pelo Programa e são os "Embaixadores de Campus", podendo apoiar os outros alunos participantes do projeto, no desenvolvimento das pesquisas e textos. Além dos Embaixadores, outros 10 estudantes do 6º semestre dos cursos de Design e Editoração integram o Programa.
"Acredito que os alunos terão uma boa oportunidade de se aventurar na redação de artigos, pois precisam ser imparciais, sistemáticos e rigorosos com a linguagem e com as referências. Outro aspecto, além do desenvolvimento individual de cada aluno, é o de produzirem artigos voltados para um amplo público, ampliando o conhecimento de nossa área", destacou Iara Camargo.

Saiba mais sobre o Programa Wikipédia na Universidade. Clique aqui.
Conheça o Projeto das Faculdades Rio Branco. Clique aqui.