Publicado em: 08/11/2012

08/11/2012

Um Dia Diferente

A sétima edição da ação de responsabilidade social "Um dia Diferente", promovida pelas Faculdades Integradas Rio Branco, no dia 27 de outubro, mobilizou alunos, professores e colaboradores de todas as instituições Rio Branco em prol da comunidade e de projetos sociais.

O espírito de voluntariado, uma boa ideia de cidadania e o desejo de melhor a sociedade moveram os envolvidos, que ajudaram mais de dez instituições, por meio de atividades de lazer, educacionais e doações. Além da 1ª Feira da Saúde, que reuniu mais de trinta entidades, que ofereceram para a comunidade atividades e atendimento gratuito à população, com a realização de consultas para orientação nas áreas da odontologia, cardiologia, ginecologia, oftalmologia, saúde do homem, DST, orientação sobre drogas, nutrição, bem como testes de hepatite, IMC, glicemia, aferição de pressão arterial, diagnósticos genéticos, mapeamento de estresse, massagem, entre muitos outros serviços.

Galeria de Fotos

 

Conheça as ações desenvolvidas pelos alunos das Faculdades Rio Branco

Na Casa Assistencial Amor e Esperança (CAAE), lugar que abriga crianças e adolescentes doentes que residem em outros estados e precisam realizar seus tratamentos na cidade de São Paulo, foi oferecida, às crianças e às mães, a "Sessão Feliz", um lanche da tarde com direito a sessão cinema e muita diversão.

O "Bingo Diferente" foi realizado no Centro Social Nossa Senhora do Rosário, que ofereceu aos idosos um lanche de tarde, a realização de um bingo, cujos prêmios foram doados pelos próprios voluntários, e a confecção de um mural, onde todos os presentes deixaram a marca de suas mãos para registrar a ação.

Um grupo de estudantes do curso de Relações Públicas escolheu a casa de Recuperação Águas Vivas, local que auxilia na recuperação de dependentes químicos usando a religião como suporte para realizar o trabalho. O "Que diferente dia para se ter alegria!" ofereceu uma palestra, que abordou os efeitos da droga no corpo humano, um torneio de futebol, com direito a medalhas e troféus e, ao final, um café da tarde.

O projeto "Compartilhe sua alegria neste dia Diferente" realizou duas oficinas na Associação Marly Cury, sendo para os meninos, oficina de super-heróis e, para as meninas, oficina de princesas. Além disso, foi proporcionado às crianças um espaço para pinturas e desenhos.

Outro grupo de alunos levou alimentos para os cães e gatos da UIPA (União Internacional Protetora dos Animais). Além dos alimentos doados, realizaram uma visita aos animais da ONG, onde puderam conhecer a rotina do local.

Também foram realizados os projetos "Muda UMPA", na União dos moradores do Parque do Anhanguera e "Gatos também são seus melhores amigos, adote um amigo", na Feira de Gatos da Vila Mariana.

 

Instituições Rio Branco participam do "Um Dia Diferente"

Além das Faculdades Rio Branco, a Fundação de Rotarianos de São Paulo e as demais instituições Riobranquinas aderiram à ideia desenvolveram, durante os meses de outubro e novembro, atividades e projetos.
Os colaboradores da Fundação de Rotarianos de São Paulo e das Faculdades se reuniram para apoiar a "Fraternidade Irmã Clara", que cuida de crianças carentes com paralisia cerebral, e doaram cerca de 2,5 mil fraldas.

Alunos e professores do Colégio Rio Branco, Unidade Granja Vianna, arrecadaram alimentos, produtos de higiene e limpeza, roupas, brinquedos, entre outros, para o Instituto Amem, que atende setenta crianças da comunidade, oferecendo atividades recreativas, pedagógicas e de informática, e para o Lar Ternura São Camilo, que abriga trinta pessoas portadoras de necessidades especiais como autismo, síndrome de Down, paralisia cerebral e deficiência mental. No dia 10 de novembro, visitarão o Instituto Amem, onde realizarão atividades recreativas, como oficina de artes, música e higiene bucal com as crianças.

Em Higienópolis, os alunos realizarão atividades recreativas e doarão, no dia 9 de novembro, cerca de mil camisas, compradas com o dinheiro arrecadado com os ingressos do Viva Fest, o Show de Talentos do Colégio, realizado em agosto, à Casa de Maria, que abriga crianças carentes.

O Centro Profissionalizante Rio Branco arrecadou materiais de limpeza e higiene pessoal que foram destinados, no dia 4 de dezembro, à Fundação de Assistência à Criança e ao Adolescente Maria Carolina Perigari Ablas, que abriga 40 crianças para atendimento diário e tem 10 crianças e adolescentes morando na Instituição. As doações foram feitas por alunos e colaboradores do Cepro ao Sr. Icaro Wellington de Jesus, Monitor da Instituição, representando a Diretora e Assistente Social, Sra. Janice Jane Testa Silva.