Publicado em: 24/04/2012

24/04/2012

Palestra com Alexandre Lucas, Diretor de Arte da revista época

Alexandre Lucas, Diretor de Arte da revista época, falou sobre o dia a dia de um design editorial durante a palestra ministrada nas Faculdades Integradas Rio Branco. O objetivo foi contextualizar os alunos sobre a área, apresentar o trabalho do designer dentro de uma grande revista. O evento contou com a presença do Coordenador dos cursos de comunicação ciclo básico, Editoração e Design, Paulo Durão.

Alexandre Lucas deu importantes detalhes sobre a postura profissional e à responsabilidade de transmitir uma mensagem, fazendo com que imagem se torne tão impactante quanto à palavra. Os alunos receberam dicas sobre composição de imagem e coerência entre os elementos usados para compor uma matéria.

Falou, ainda, sobre as tendências que invadiram o mercado visual na área da infografia, já foi incorporado como parte do jornalismo, sobre a ilustração, que é uma maneira de informar, sempre focando o lado sutil, informal e elegante.

"Um designer vê 60% de estética, 40% de informação. O jornalista tem uma visualização diferente, 60% é informação e 40% é estética. As duas partes são extremamente importantes, cada um desenvolve seu trabalho, porém não é algo totalmente individual como muitos estudantes de designer pensam, o trabalho deve ser feito em conjunto e quanto mais comunicação melhor o resultado. Sem isso não há produção visual." A firmou Alexandre.

A revista em Ipad foi outro tema abordado, segundo o Diretor de Arte, produzir conteúdo para esta nova mídia é um desafio, e as empresas trabalham muito para tornar a informação disponibilizada de forma que realmente interesse o leitor.