Publicado em: 21/02/2013

21/02/2013

Recepção de Calouros

Os calouros das Faculdades Integradas Rio Branco foram recebidos com uma programação especial, preparada com o objetivo de apresentar a comunidade acadêmica e as atividades e projetos desenvolvidos, além de promover a integração entre os alunos.


Alexandre Uehara, diretor acadêmico, ao lado de alunos que realizaram doação de sangue

O diretor acadêmico, Alexandre Uehara, destacou as muitas oportunidades oferecidas aos alunos durante a graduação para que desenvolvam suas habilidades, a construção de relacionamentos, fundamental para o mercado de trabalho, além de ressaltar a importância da proximidade entre alunos, professor e coordenação.

Essa relação entre docentes e alunos também foi ressaltada pelo diretor-geral das Faculdades, Edman Altheman, que apresentou o projeto "Legado", em que os professores buscam deixar marcas na formação de seus alunos. Uma das representações desse projeto é o painel com depoimento dos professores, inaugurado no ano passado.
Lauro Ishikawa, orientador da Extensão, destacou a marca da solidariedade e da responsabilidade social nas Faculdades Rio Branco, presente, inclusive, no Trote Solidário, que incentivou a doação de sangue.

A "Visão do Mundo Acadêmico" foi tema de palestra realizada pelos professores Alessandro Cortona, do curso de Direito, e Alexandre Hashimoto, coordenador do curso de Sistemas de Informação. Os professores falaram sobre as possibilidades da vivência acadêmica, a importância da educação técnica e da cultura geral para uma boa formação, incentivaram a pesquisa, e destacaram que a graduação é, também, um momento de network, pois permite a realização de contatos profissionais.


Docentes, coordenadores e alunos reunidos

Os coordenadores dos cursos conversaram com os alunos e falaram das diversas graduações. Guilherme Casarões, coordenador de Iniciação Científica, destacou a importância da pesquisa acadêmica, incentivando os alunos a escreverem projetos de iniciação científica em diversas áreas.

Os novos alunos puderam conhecer, também, o Rotaract Rio Branco, formado por jovens vinculados ao Rotary Club, que desenvolvem projetos voltados à área social; o Cieri (Conselho Institucional de Estudantes de Relações Internacionais), que organiza fóruns, palestras e eventos na área de Relações Internacionais e em diversas outras; e o RBMun (Rio Branco Modelo Universitário de Negociações), que promove discussões internacionais organizadas por alunos de qualquer curso, para desenvolver a oratória e a argumentação.

As escolas de idiomas Alumni, Aliança Francesa e o Instituto Confúcio, parceiros das Faculdades, apresentarem seus trabalhos para os calouros, destacando a importância das línguas nos dias de hoje. Os alunos das Faculdades têm a oportunidade de aprenderem os idiomas com condições especiais e exclusivas.