Publicado em: 30/10/2016

30/10/2016

Alunos de Editoração vencem o Expocom Nacional

Os alunos de Editoração das Faculdades Integradas Rio Branco, Letícia Packer, Daniel Arsky e Eric Nunes, por meio do trabalho de conclusão de curso “O caso da Rua do Arvoredo”, conquistaram a etapa nacional do Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, uma das mais importantes premiações da área.

O trabalho é uma história em quadrinhos sobre o primeiro serial killer brasileiro, José Ramos. Esse caso ocorreu durante o Segundo Império Brasileiro, na província de Porto Alegre. Ramos contava com a ajuda de sua esposa, Catarina Palsen, e de um amigo do casal, Carl Classner. O trio é acusado de assassinar cerca de oito pessoas e produzir linguiças a partir das carnes e vísceras das vítimas. Essas linguiças eram, posteriormente, comercializadas no açougue de Classner. Os assassinatos ocorriam sempre na casa do casal, que ficava na antiga Rua do Arvoredo - atualmente Rua Fernando Machado.

“Esse trabalho foi projetado para se tornar uma coleção, abordando no mínimo mais três assassinos. Foi uma intensa pesquisa sobre histórias em quadrinhos, serial killers e obras concorrentes da nossa HQ e, paralelamente, começamos a escrever o roteiro da obra. Além disso, houve um estudo voltado ao projeto gráfico da obra, escolhas de cores, traços e papeis”, explicou Letícia Packer.


A aluna Letícia Packer