Publicado em: 28/05/2012

28/05/2012

Semana de Sistemas de Informação

Entre os dias 21 e 25 de maio, as Faculdades Integradas Rio Branco promoveram a Semana de Sistemas deInformação, que teve o objetivo de debater inovações tecnológicas e o perfil do profissional do mercado de trabalho. 

O evento atraiu alunos, empresas e profissionais interessados nos diversos segmentos de tecnologia e desenvolvimento da informação.


O palestrante Fábio Dalonso falou sobre o modelo de trabalho Scrum

A abertura foi realizada pelo diretor acadêmico das Faculdades, Alexandre Uherara, que destacou a necessidade da busca pelo conhecimento e ressaltou as exigências do mercado trabalho.

O Coordenador do curso de Sistemas da Informação, Alexandre Hashimoto, reforçou a importância do evento para a formação profissional dos alunos.

Hudson Costa e Leonardo Galani, representantes da empresa ATOS, falaram sobre qualidade e testes de produtos. "O alto número de softwares produzidos e a falta de conscientização do consumidor faz com que as empresas produzam produtos sem efetuar testes de qualidade, a fim de suprir sua alta demanda", afirmaram. A palestra sobre gerenciamento de projetos foi realizada ppor Claudinei Kiyokazu Iochimoto, que destacou importantes aspectos da organização de projetos, como tempo, custo e escopo a ser seguido.

Fábio Dalonso, representante da empresa Tectreinos, falou sobre Scrum e este novo modelo de trabalho, que fragmenta o projeto, fazendo com que pequenas equipes atuem simultaneamente e com maior perfeição.

Miriam Naomi Ikemoto, da APF, discorreu sobre a Análise de Pontos de Função, um modelo que mostra possibilidades positivas e negativas, tempo e custo para execução de um novo projeto. Marcos Palmero, falou sobre Qualidade de Dados, BI e Data Warehouse. Também foram debatidas aplicações sobre conceitos de DW e BI, seu funcionamento, ferramentas, agilidade e confiabilidade da organização de dados.

A mobilidade, possibilidade tecnológica que permite que o usuário trabalhe ou se divirta em qualquer local pelo uso de dispositivos móveis, foi o tema tratado por Fabio Alexandre Guimarães. Segurança na Internet foi abordada pelo especialista Giuliano Giova. Roubo de dados, clonagem de cartão e espionagem industrial foram aspectos abordados.