Publicado em: 24/10/2012

24/10/2012

Alunos realizam a cobertura do 34º Prêmio Vladimir Herzog


Por Caio Colagrande

Os alunos do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas Rio Branco realizaram a cobertura do 34º Prêmio Vladimir Herzog, no dia 23 de outubro. André Palma, Caio Colagrande, Paula Marolo e Rodrigo de Brum escreveram para a página do Facebook do evento e para o Blog Profissão Foca, em parceria com a Oboré Projetos em Comunicações e Artes.


Aluno de jornalismo das FRB, Rodrigo de Brum, entrevista Lúcio Flávio Pinto, um dos homenageados do 34º Prêmio Vladimir Herzog

As informações eram postadas em tempo real e abrangeram todos os eventos que ocorreram durante a noite - além dos prêmios, dois livros estavam sendo lançados. O projeto "1000 em 1", organizado também pela Oboré, teve as inscrições abertas durante a cerimônia.

A premiação, uma das mais importantes do jornalismo brasileiro, contou com a presença de grandes nomes da imprensa. Alberto Dines e Flávio Lúcio Pinto foram homenageados com o Prêmio Especial, apresentado pelo colega de profissão Audálio Dantas. A ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, e Rosa Cardoso, membro da Comissão Nacional da Verdade, também subiram ao palco para discursar.

Trabalhos de nove categorias (Artes, Categoria Especial - Criança em situação de risco, Fotografia, Internet, Jornal, Rádio, Revista, TV/Documentário e TV/Reportagem) foram premiados com o troféu desenhado pelo artista Elifas Andreato e houve espaço para menções honrosas para cada meio de comunicação.

A cerimônia contou, ainda, com um ato simbólico: um cartaz em homenagem à retificação do atestado de óbito do jornalista Vladimir Herzog, que, oficialmente, teria se suicidado, mas ficou comprovado que foi torturado e morto nas dependências do DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna), em São Paulo, na Ditadura.

Além do prêmio Vladimir Herzog, foram anunciados os vencedores do 4º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, que prestigiou trabalhos de estudantes de todo o Brasil, que terão suas pautas produzidas e acompanhadas por profissionais já experientes na imprensa.

 


Palco do Teatro Tuca