Publicado em: 24/10/2012

24/10/2012

13ª Semana da Educação

Entre os dias 22 e 24 de outubro, o curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Rio Branco promoveu a 13ª Semana da Educação, que teve como tema "O Corpo e a Inclusão: como abertura de possibilidades". O encontro reuniu professores e alunos para debater diversos temas com importantes profissionais da área.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia, Maria Alice de Castro Rocha, a 13ª Semana da Educação foi extremamente significativa para os alunos, pois trouxe a possibilidade do oferecimento de informações sobre o significado do trabalho com Inclusão e permitiu o contato com ações inovadoras de profissionais que atuam diretamente com pessoas com deficiências.

Mark Van Loo, diretor-fundador da Bombelêla Dance Company, realizou uma palestra sobre dança com cadeirantes, atividade que realiza há 16 anos. O coreógrafo destacou que a expressão corporal pode auxiliar nas relações dentro da sala de aula e falou sobre a importância de trabalhar com a diversidade na sociedade.


Mark Van Loo durante a dinâmica com os participantes

A psicomotricista, assistente social e psicodramatista pedagógica Eliana Rodrigues Moralli Mota, falou sobre o tema "Autismo: Aspectos teóricos e práticos", destacando aspectos da doença, aprendidos em diversos estudos e pesquisas e na vivência com sua filha que é autista. A palestrante abordou as diversas habilidades e possibilidades de trabalho e de comunicação com pessoas autistas, o processo de aprendizado, a intervenção educacional e a estruturação do local de trabalho. As professoras Fernanda Aparecida do Nascimento e Izaide Roseli Sérgio Joaquim falaram sobre sua atuação com alunos autistas e responderam a perguntas dos participantes do evento.


Eliana Rodrigues, Fernanda do Nascimento, Izaide Roseli e Maria Alice Rocha

A Semana de Educação promoveu, ainda, oficinas. "A Matemática: a criatividade e o dinamismo em destaque" foi coordenada por Roseli Carreiro Zanlorenzi de Araújo, diretora da Educação Infantil do Colégio Vértice, que ensinou técnicas para tornar o aprendizado mais interessante e conquistar a atenção das crianças. Aliando dinâmicas de grupo e músicas, a palestrante mostrou como ensinar a Matemática. 


Oficina "A Matemática: a criatividade e o dinamismo em destaque"

A Oficina "Introdução à Alfabetização Braille" foi coordenada pela ex-aluna das Faculdades, Claudia Aparecida Morgado Soares, que realiza trabalhos com o ensino de Jovens e Adultos Deficientes Visuais e é educadora de Língua Inglesa na Unidade de Reabilitação para Deficientes Visuais de São Paulo (URDV). Na atividade, os participantes aprenderam, a partir da apresentação da tabela Braille, a ler e a escrever. 


Oficina "Introdução à Alfabetização Braille"