Publicado em: 31/10/2014

31/10/2014

14ª Semana de Comunicação, Audiovisual e Design


Durante os dias 27 e 30 de outubro aconteceu a 14° Semana de Comunicação, Audiovisual e Design. O evento aconteceu nos Campus Oeste das Faculdades Integradas Rio Branco e teve como objetivo discutir diversos temas, valorizar a arte e a cultura. Profissionais de destaque na área de Comunicação apresentaram questões atuais sobre o mercado, aos alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Rádio e TV, Editoração e Design.

Na abertura da semana, o diretor-geral das Faculdades, Edman Altheman, ressaltou a iniciativa de trazer profissionais de sucesso para conversar com os alunos, como um meio de contribuir com o desenvolvimento da carreira. A organização ficou nas mãos dos coordenadores dos cursos de Comunicação – Patrícia Rangel, Jornalismo e Relações Públicas; Carina Macedo, Rádio e TV; e Paulo Durão, Editoração, Design e Publicidade e Propaganda.

Os laços que unem o jornalismo ao cinema são extensos, antigos e duradouros. Produções como os cinejornais, documentários e reportagens televisivas atestam – em maior ou menor grau – um hibridismo entre os dois campos. Essa foi abordagem das palestras do professor André Rosa, que atuou como gerente de conteúdo do Portal Comunique-se e Gazeta Esportiva.net, e de Clara Corrêa, jornalista com carreira na comunicação corporativa.

Para falar sobre o tema “Empreendedorismo Feminino” foram convidadas Sara Martins, gerente da Mary Kay e Carolina Wajner, diretora da Industrial Brasil. As palestrantes contaram como são as funções de uma diretora, métodos para atingir seus clientes e os principais desafios de serem empreendedoras em país capitalista.

Luís Scarabel Jr., diretor de arte, atuou em programas como Castelo Rá Tim Bum, Jornal da Cultura, Provocações e Repórter Eco, abordou o assunto “Direção de Arte para Televisão”. Durante sua palestre foram demostrados diversas formas de artes e aspectos que podem ser usados em peças publicitárias e ações para a televisão.

Palestrante conta com é a rotina de um profissional de Comunicação


Em um bate papo descontraído, os alunos receberam João Alberto Romboli e Roberto Proença, presidente e gerente de projetos do grupo Diário de S. Paulo respectivamente. Ambos contaram sobre sua trajetória profissional, desafios e suas ideologias. Foram apresentadas diversas plataformas em que o jornal atua, como, por exemplo, a internet e mídia impressa para o interior do estado. Os palestrantes falaram, ainda, sobre as práticas jornalísticas dentro do grupo e do mercado de trabalho.

Em seu terceiro dia a Semana contou com uma abordagem diferente. Houve uma grande interação entre os cursos. Na parte de manhã tiveram duas oficinas abordando os processos de fotojornalismo e o comportamento e postura nos vídeos para a televisão. Durante a noite foram realizadas palestras específicas para cada disciplina da Semana.

Rafael JK, diretor da Sanders Digital, comentou em sua palestra sobre e-commerce e o Marketing Digital. A diretora de arte da editora CosacNaify, Elaine Ramos, abordou em sua conversa com os estudantes o design  e editoração para a mídia online. Para falar com os alunos de Jornalismo e Relações Públicas, o palestrante foi Rafael Navarro, diretor de comunicação da REHAU. “A Comunicação digital nas organizações: tendências e transformações” foi tema de sua palestra. Os cursos de Rádio e TV e Produção Audiovisual tiveram a presença de Thiago Fogaça, roteirista da Broken Lizard e The Gotham Group, e Maria Amélia Rocha Lopes, editora-chefe e apresentadora de programas da TV Cultura e da TVT nessa ordem.

No último dia de palestra, foi apresentado para os alunos o filme chileno No. Após a exibição do longa metragem, Luiz Antônio Gabriel, historiador e doutor em Ciências Sociais, Paulo Camargo, psicólogo e doutor em Ciências Sociais, e Noemia Fryszman, doutora em artes debateram o poder das eleições.

Para fechar as apresentações da Semana os professores Albert Hemsi e Márcio Rinaldi organizaram o Festival Vídeo do Minuto. No total foram apresentados oito curtas de diversos temas sob o julgamento de Danilo Viana, Cláudia Ferragut, Augusto Calçada e Aline Lira.

Alunos durante palestra