Publicado em: 20/08/2013

20/08/2013

Faculdades recebem professor da Universidade de Chicago para Conferência Internacional

No dia 20 de agosto, Dain Borges, professor do departamento de História da Universidade de Chicago, esteve nas Faculdades Integradas Rio Branco para proferir a palestra "As duas eleições do Obama e a questão racial: uma análise a partir do bairro Hyde Park". A conferência internacional fez parte do lançamento do livro "Herança Compartilhada", cujo ensaio foi feito pelo professor convidado.

A palestra foi acompanhada pelo diretor-acadêmico das Faculdades Rio Branco, Alexandre Uehara, pela coordenadora do curso de Relações Internacionais, Denilde Holzhacker, e pela comunidade acadêmica.


Dain Borges com a coordenadora Denilde Holzhacker

Dain Borges fez uma análise da campanha de Obama à presidência dos Estados Unidos nos anos 2008 e 2012, com ênfase na primeira. Segundo ele, esperança era o mote daquela campanha, com a manutenção do estímulo à democracia e dos regimes democráticos do governo anterior. Porém, segundo análise do professor, ficou aquém das expectativas, pois sua transição de governo foi dominada pela crise financeira e não superou o colapso do governo Bush.

Sobre o colapso econômico, o professor explicou, ainda, que esse era um dos grandes temores da população norte-americana, ao mesmo tempo em que temiam a eleição de um presidente negro.

O especialista convidado disse, também, que o governo tímido e conservador de Obama teve influência em sua política internacional, uma vez que era necessário passar uma imagem de potência mundial. "O país também teve, nesses últimos anos, outras falhas, como a questão da falta de acordo entre Israel e a Palestina, as poucas iniciativas de acordo de Meio Ambiente e a decepção que causou frente às minorias, como, por exemplo, aos imigrantes", acrescentou.