Publicado em: 21/02/2013

21/02/2013

Reunião de Planejamento

A Reunião de Planejamento das Faculdades Integradas Rio Branco, realizada entre os dias 4 e 6 de fevereiro, reuniu docentes, diretores e gestores, para discutir e traçar metas para o 1º semestre.


Eduardo de Barros Pimentel, presidente da Fundação, conversou com os professores

O presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Eduardo de Barros Pimentel, destacou o compromisso das Faculdades em crescer com qualidade e a excelência do corpo docente, constituído por 84% de mestres e doutores.

Edman Altheman, diretor-geral das Faculdades, falou sobre a expansão para a Unidade Granja Vianna, que contará com o curso de Administração e os cursos de pós-graduação. Também apresentou os novos coordenadores e orientadores da instituição: Gunther Rudzit, coordenador da Pós-graduação, Alexandre Fillietaz, orientador de Relações e Prospecções Externas, e Lauro Ishikawa, orientador da Extensão.


Alexandre Fillietaz, Gunther Rudzit, Lauro Ishikawa e Edman Altheman

Palestras e Oficinas Temáticas

A Reunião de Planejamento contemplou palestras e oficinas de variados temas. Ulisses Araújo, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, abordou o tema "Metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior", refletindo sobre os processos e modelos de educação ao longo dos séculos. Para o palestrante, a figura do professor como único detentor do conhecimento não é mais pertinente e destacou que a terceira revolução educacional é baseada na democratização e na universalização do acesso à educação, promovendo a inclusão na sala de aula de todas as diferenças sociais - de gênero, psíquicas, físicas, econômicas, culturais e ideológicas.

A palestra "Ética na Sala de Aula", ministrada pelo professor das Faculdades Humberto Aragão, relembrou aspectos históricos sobre os preceitos da ética. "Ser ético é importante numa época em que tantos valores são questionados", completou.

Marcos Aurélio Oliveira, Secretário do Comitê de Ética em Pesquisa do campus Monte Alegre da PUC de São Paulo, ministrou a palestra "Plataforma Brasil", que explicou o funcionamento deste mecanismo de envio de trabalhos acadêmicos, que envolvem pesquisas com seres humanos e precisam ser avaliadas em Comitês de Ética.

"Ética nas Faculdades Integradas Rio Branco" foi o tema que o diretor acadêmico das Faculdades, Alexandre Uehara, explanou para os presentes, destacando o compromisso com a ética e com a excelência no ensino, que permeiam a Missão e a Visão das Faculdades.

As oficinas "Elaborando questões de múltipla escolha (Enade)", "Novas técnicas de ensino em sala de aula", "A importância do relacionamento com a imprensa: técnicas e abordagens", "Práticas de Avaliação Continuada no Moodle", "A importância das publicações para a carreira docente: como publicar em periódicos científicos", "Novas técnicas de ensino em sala de aula" e "A importância das publicações para a carreira docente: como publicar em periódicos científicos" foram importantes para a atualização e desenvolvimento de competências em diversas áreas.

Instituições Rio Branco marcaram presença na reunião

Os diretores das instituições Rio Branco apresentaram para os professores das Faculdades os trabalhos desenvolvidos nas outras mantidas. Esther Carvalho, diretora-geral do Colégio Rio Branco, ressaltou os referenciais institucionais que permeiam os trabalhos da instituição, contemplando o desenvolvimento profissional, o protagonismo do aluno, os talentos individuais multiplicados nas equipes, o benchmarking e a qualidade no ensino.

Sabine Vergamini, diretora do Centro de Educação para Surdos Rio Branco, destacou os 35 anos de tradição do CES, dedicados à inclusão dos surdos da sociedade e ao fortalecimento da cultura surda.

Susana Penteado, diretora do Centro Profissionalizante Rio Branco, explicou os Programas de Aprendizagem Profissional e a Oficina de Surdez e Acessibilidade, e destacou as parcerias com o Sescon, a Abril Gráfica e com o Selur, que visam ampliar as formas de trabalho.

Wagner Tadeu, coordenador do Ensino a Distância Rio Branco, citou que muitos professores das Faculdades já atuam nos cursos a distância e ressaltou a implementação de novos recursos interativos - vídeo-aulas interativas, interpretação em Libras e uso das redes sociais nas aulas.