Publicado em: 04/04/2019

Professor Pedro Costa lança livro

O professor de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco, doutorando em Ciência Política pela USP, mestre em Ciência Política com ênfase em Economia Política Internacional, Pedro Costa Júnior, lançou o livro "O Poder Americano no Sistema Mundial Moderno: Colapso ou Mito do Colapso?", no dia 04 de abril, na livraria Tapera Taperá.

Durante o evento, o professor realizou uma noite de autógrafos e debate sobre o livro com os também professores e especialistas convidados, Lúcio Flávio de Almeida, Luiz Gonzaga Belluzzo e Angelita Matos Souza, como mediadora.


Pedro Costa Júnior no lançamento do seu livro

No debate, os convidados falaram sobre as seguintes questões: os Estados Unidos vivem uma crise hegemônica terminal? O Poder Americano no Sistema Mundial Moderno está em Colapso? O Sistema Mundial Moderno também chegou ao esgotamento?

Sobre o livro
A publicação debruça-se sobre as grandes transformações estruturais do Sistema Internacional desde os anos 1970 até o início do século XXI. O objeto de análise é a denominada “crise da hegemonia americana”, e também a crise do próprio Sistema Mundial Moderno, a partir do debate entre duas correntes de interpretação das Relações Internacionais: a do “sistema-mundo” e a do “desenvolvimento” – contrapondo as interpretações de três grandes autores críticos ligados a essas correntes: Giovanni Arrighi, Immanuel Wallerstein e José Luís Fiori.

Pedro Costa Júnior durante debate no lançamento do seu livro