Publicado em: 22/10/2013

22/10/2013

V RBMUN

Texto por Graziela Primiani

Fotos por Bianca Campos

A quinta edição do Rio Branco Modelo Universitário de Negociações (RBMUN), evento promovido por alunos do curso de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco, foi realizada nos dias 19 e 20 de outubro, no campus Lapa das faculdades.


Evento promoveu simulações diplomáticas e jurídicas

Estudantes de Relações Internacionais e de Direito de diversas instituições de ensino superior tiveram a oportunidade de participar de simulações diplomáticas e jurídicas. Foram quatro comitês: Conselho de Segurança da ONU, que debateu sobre uma possível intervenção militar na Síria; Organização dos Estados Americanos, que simulou a expulsão do Paraguai após a deposição do presidente Fernando Lugo; Organização Mundial do Comércio, que simulou o julgamento da acusação de concorrência desleal movido pela Bombardier contra a Embraer; e o julgamento de Mizael Bispo, acusado de assassinar a ex-namorada, Mércia Nakashima.

Houve, ainda, um comitê para estudantes do Ensino Médio, que também simulou o Conselho de Segurança da ONU. Alunos dos cursos de Jornalismo, de Rádio e Televisão e de Audiovisual das faculdades integraram o Comitê de Imprensa, responsável pela cobertura do evento e transmissão via Rádio Web Rio Branco e via Livestream. Também foram produzidas reportagens de vídeo, programa de rádio, duas edições do jornal impresso "RBMUN Notícias", com as informações do evento, e textos para o portal de jornalismo "Profissão Foca".

A professora de Direito Internacional, Angela Tsatlogiannis, ressaltou que o objetivo do RBMUN "é integrar os alunos para que eles desenvolvam aspectos muito importantes para a profissão deles, colocando em prática tudo o que é aprendido na teoria. O evento também é importante para desenvolver habilidades de oratória, de raciocínio rápido e lógico no que diz respeito às relações internacionais. No que diz respeito aos alunos de Direito, possibilita o desenvolvimento do poder de persuasão perante um tribunal, a ponto de firmar o convencimento dos juízes e jurados".


Evento reuniu estudantes de diversos cursos e instituições