Publicado em: 30/10/2012

30/10/2012

II Simpósio de Trabalhos Científicos

Nos dias 29 e 30 de outubro aconteceu o II Simpósio de Trabalhos Científicos das Faculdades Integradas Rio Branco. Durante o encontro, diversos trabalhos de alunos e ex-alunos dos cursos de graduação foram apresentados, com o objetivo de incentivar a pesquisa e a produção de trabalhos acadêmicos.


Alunos e ex-alunos apresentaram trabalhos acadêmicos

Durante o evento, organizado pelo orientador de Iniciação Científica, Guilherme Casarões, docentes de diversos cursos analisaram de forma interdisciplinar as apresentações. "Para o aluno que deseja seguir uma carreira acadêmica ou de pesquisa.Este evento é de extrema importância, pois trata-se de uma oportunidade que em muito lugares só se tem na pós-graduação. Sendo assim, ele consegue se preparar para experiências futuras, conseguindo destaque até mesmo no mercado de trabalho", explicou Guilherme Casarões.

O Simpósio foi dividido em oito mesas de discussão, em que os estudantes apresentaram os resultados de suas pesquisas e foram avaliados pelo processo de pesquisa do projeto cientifico.


Grupo apresentou tema sobre "Corpo, Linguagem e Sensações"

A primeira mesa contou com a presença dos professores Luiz Antônio Vital Gabriel e Guilherme Casarões, que avaliaram trabalhos com o tema "Experiências Democráticas ao redor do mundo". A segunda mesa abordou o tema "Corpo, Linguagem e Sensações", sendo mediada pela professora Ivana Franco.

Os professores Onofre Portella e Denilde Holzhacker participaram da terceira mesa, que teve o tema "Os desafios latino-americanos". A quarta mesa, "Experiências na Comunicação Social", apresentou aos professores Roberto Balduzzi e Ana Paula Nogueira trabalhos desenvolvidos por alunos durante o ano.


Apresentação sobre "J-Pop - Cultura de Exportação", sobre cultura pop no Japão

A quinta mesa trouxe o tema "Aspectos culturais das Relações Internacionais", com a análise do professor Paulo Camargo. A sexta mesa discutiu a "Estratégia e política internacional contemporânea", sendo conduzida pelo professor Gunther Rudzit.

A sétima mesa teve como proposta debater o tema "Cidades e Sustentabilidade" e a professora Martha Mercado Paredes foi a avaliadora dos trabalhos apresentados. Na oitava mesa falou-se sobre "Finanças e Globalização", com a orientação dos professores Guilherme Casarões e Fernando Santini.