Publicado em: 29/04/2013

29/04/2013

IV RBMUN

Voltado para estudantes universitários de diversas instituições, as simulações de ambientes diplomáticos e de exercício jurídico do Rio Branco Modelo Universitário de Negociações - RBMUN, ocorridas nos dias 27 e 28 de abril nas Faculdades Integradas Rio Branco, promoveram a prática de conceitos aprendidos em sala de aula.

Wellington Sousa Silva, secretário-geral do RBMUN, realizou a cerimônia de abertura do evento, juntamente com os alunos do curso de Relações Internacionais Filipe Costa e Matheus Abou.

Com apoio dos professores do curso de Relações Internacionais das Faculdades Rio Branco, o evento contou com quatro comitês: Membros da Liga das Nações (1926) discutiram a admissão da Alemanha no grupo; o Senado da República Federativa do Brasil (1998) analisou a ratificação do Tratado de Não Proliferação Nuclear; a Corte Interamericana de Direitos Humanos discutiu possíveis punições aos países envolvidos no Caso Araguaia; e as discussões sobre o julgamento do Caso von Richthofen.


Participantes do evento

O Comitê de Imprensa do IV RBMUN realizou cobertura jornalística do evento por meio da Rádio Web Rio Branco e do Portal Profissão Foca. Alunos do curso de Jornalismo das Faculdades apresentaram destaques de cada comitê e ampliaram as discussões realizadas pelos representantes das delegações. Para saber mais sobre as resoluções, clique aqui.

Para Denilde Holzhacker, coordenadora do curso de Relações Internacionais das Faculdades, o RBMUN tem a característica da integração entre a área de Relações Internacionais e do Direito, nas simulações, ao mesmo tempo em que também abrange área do Jornalismo, com a atuação do Comitê de Imprensa, valorizando, desta forma, a interdisciplinaridade.