O que branding tem a ver com a sua vida futura?
Rodrigo Conde, coordenador do MBA Brand Innovation das Faculdades Integradas Rio Branco Granja Vianna e sócio-fundador da consultoria Led Project.
Você é o resultado das suas escolhas. Mas se é impossível cravar o futuro, é necessário planejar a sua estratégia hoje mesmo. Sem confundir essa ideia com personal branding, uma ótima disciplina, quero sim, provocar a pensarmos a carreira como uma marca. Nela, devemos ter clareza sobre os diferenciais, qual a proposta de valor que temos a oferecer, e principalmente, seguirmos uma visão de longo prazo. E aí é que mora o perigo e surge o maior equívoco.
Voltemos no tempo. Nem precisa ser tanto, uns 10 anos atrás. Quantas são as profissões que existem hoje e enchem nosso LinkedIn e sequer existiam? Centenas ou mais. OK, mas onde se estuda para algo que ainda não existe? Se não há esse lugar, e nunca existirá, o que temos de concreto como citei, é a estratégia.
O caminho factível é parar de buscar a profissão do futuro, ou para onde a sua vai evoluir, e desenvolver as habilidades do amanhã.
Aprender, estudar, se desenvolver é hoje uma colcha de retalhos complexa de costurar. E à exceção das profissões clássicas, a imensa maioria das graduações vai te dar o pontapé inicial. Mas o que realmente vamos exercer nos próximos 10 anos pode estar muito longe das cadeiras tradicionais desenhadas na era industrial para nossos pais e avós.
Por isso, volto ao ponto, é preciso alcançar uma visão de longo prazo na nossa formação continuada. Ao invés de tomar decisões mirando no ponto de chegada, nas empresas ou setor A ou B, como diria o ET Bilu, busquem conhecimento. Ele é que vai conduzir, trazer novas camadas, e definir a sua verdadeira identidade.
Mas calma, pare de se preocupar na busca interminável de cursos específicos demais, pois talvez eles reflitam muito bem o presente, que já está ficando no passado ao virarmos a esquina. Sei que é difícil, somos bombardeados por propostas tentadoras, que nos prometem por investimentos super em conta, a promessa de rapidamente se atualizar em dias ou semanas. Sobram formatos legais, entretenimento a full, mas cuidado. Hoje há uma indústria que capturou essa ansiedade coletiva.
Posso cravar que não basta mais estar atual. É necessário se colocar um passo ou mais à frente. E isso exige profundidade, consistência e coerência. Exatamente como defendemos no branding.
Por isso eu, um profissional convicto e raiz do mercado de marcas, venho para deixar essa opinião sobre educação como atual coordenador de pós-graduação. Você precisa se adaptar ao novo mundo, seja qual ele vai ser. E só vai conseguir isso se observar, entender e participar destes muitos movimentos, imerso na realidade profissional. Academia e mercado sendo um ente único.
Mas, como ninguém pode ter muitas e muitas profissões concomitantemente, algumas destas diretrizes podem ajudar: busque uma especialização ou pós-graduação que tenha pessoas atuantes e atuais; Avalie se a composição curricular é multidisciplinar e ampla; E se o processo de ensino é baseado na colaboração.
Assim como as grandes marcas, uma carreira exitosa acumula vivências e interação. Momentos contínuos de evolução e às vezes de transformação. Porque o futuro não vai se revelar à sua frente, de repente. Ele vai acontecer todos os dias.
Rodrigo Conde, coordenador do MBA Brand Innovation