Publicado em: 14/02/2014

14/02/2014

Aluna de Direito participa de evento internacional na Universidade do Minho

A aluna do curso de Direito das Faculdades Integradas Rio Branco, Gloria Roberta Caixeta, participou da organização da final regional da European Law Moot Court Competition (ELMC), do Centro de Estudos em Direito da União Europeia da Universidade do Minho (CEDU/UMinho), em Braga, Portugal. O evento é um competitivo simulado de processo judicial em Direito da União Europeia, que contou com a presença de mais de 40 instituições de ensino da UE. Veja entrevista com aluna no YouTube.


Entrevista com a Equipe do Estúdio de TV das Faculdades Rio Branco

A participação é resultado da parceria acadêmica internacional entre as Faculdades Integradas Rio Branco e Universidade do Minho.

Entre o dia 6 e 8 de fevereiro, a estudante foi responsável por acompanhar e organizar todas as equipes representantes da União Europeia, podendo entrar em contato com estudantes e renomados professores e pesquisadores.

Para Gloria Roberta Caixeta, poder participar deste encontro foi uma oportunidade ímpar. "A experiência internacional como organizadora proporcionou um conhecimento mais aprofundado sobre o Direito na União Europeia", comentou. A estudante citou, ainda, o networking realizado entre todos os participantes do encontro.

As simulações diplomáticas e jurídicas do Rio Branco Modelo Universitário de Simulação (RBMUN), promovidas pela Rio Branco, que contam com a participação de alunos dos cursos de Relações Internacionais e de Direito, foram importantes para que a estudante já estivesse ambientada às simulações jurídicas.

As próximas finais regionais do evento acontecerão, ainda, em Aix en Provence (França), Torino (Itália) e Bratislava (Eslováquia) - disputando-se a finalíssima no próprio Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE).