Publicado em: 21/10/2015

21/10/2015

Cônsul da Suécia realiza palestra sobre Política Externa Feminista

No dia 21 de outubro, as Faculdades Integradas Rio Branco receberam o Cônsul-Geral Honorário na Embaixada da Suécia em São Paulo, Renato Pacheco Neto, para realizar uma palestra sobre Política Externa Feminista.

A iniciativa da palestra partiu das alunas do curso de Relações Internacionais da Rio Branco que compõem o Coletivo Feminista Lótus em Luta, Úrsula Becker, Érika Pereira, Kelly Rosa, Thaynara Oliveira, Amanda Ribeiro e Carol Ranieri. O convite oficial foi feito pelo coordenador do curso, Gunther Rudzit, que apoiou a ação.

O Cônsul-Geral Honorário, Renato Pacheco Neto, falou sobre a Suécia em seus diversos aspectos, como legislação, políticas feministas, atuação dos ministros, investimento em tecnologia, mercado externo, entre outros. Segundo o palestrante, a Suécia é um país que busca o equilíbrio e a igualdade na sociedade, não apenas no que diz respeito aos direitos entre homens e mulheres, mas em todas as questões sociais.


O Cônsul-Geral Honorário na Embaixada da Suécia em São Paulo, Renato Pacheco Neto

“Não queremos que todos sejam ou façam como nós tentamos fazer, mas queremos sim, mudar o mundo na questão intelectual. Temos como objetivo, ter um papel de conscientizar o mundo em questões de sustentabilidade, inovação e política feminista”, ressaltou Renato Pacheco Neto.

Segundo a aluna Úrsula Becker, o Coletivo Feminista Lótus em Luta busca propor atividades abordem as questões da mulher e do feminismo. “O pioneirismo da Suécia em relação à adoção de políticas feministas foi um dos temas que acreditamos ter grande relevância para os alunos de Relações Internacionais. Além de trazer a questão do feminismo e de igualdade de gênero, assuntos que geram discussões importantes”, completou a aluna.


O Cônsul-Geral Renato Pacheco Neto, o coordenador Gunther Rudzit e a aluna Úrsula Becker