Publicado em: 01/06/2012

01/06/2012

Alunos das Faculdades integram delegação brasileira no G8/G20

Entre os dias 3 e 10 de junho, alunos do curso de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco representarão o País, formando a delegação brasileira, que participará, pelo segundo ano consecutivo, da reunião anual do G8/G20 Youth Summit, organizado pela Youth For International Dialogue - na qual os estudantes de todo o mundo discutirão as questões políticas a serem abordadas nas negociações oficiais das cúpulas G8 e G20, que acontecerá em Washington D.C.

A delegação oficial brasileira foi selecionada em evento inédito organizado no Brasil pela ONG Global Attitude juntamente com as Faculdades Rio Branco no mês de abril, o qual estabeleceu parcerias com diferentes universidades para escolher os representantes.

Após o desempenho dos jovens na seletiva Brasil, em comitês que discutiram Finanças, Meio Ambiente, Economia, Desenvolvimento, entre outros, foram selecionados os seguintes jovens, todos da área de Relações Internacionais: Alberto Caldeira, Wellington Silva e Douglas Silva, alunos das Faculdades Rio Branco, além de Gabriela Amaral e Fernando Haddad, aluna e ex-aluno da ESPM; e Priscila Prado, da Universidade Anhembi Morumbi.


Delegação que representará o Brasil no evento

Na etapa oficial americana, os seis assumirão o papel de chefes de estado e ministros e participarão de diversas discussões ao lado de estudantes do mundo todo, lidando com a diversidade cultural. Na edição anterior, a Delegação Brasileira foi formada, integralmente, por alunos das Faculdades Rio Branco.

Todos estes jovens profissionais preparam-se, antecipadamente em seus países para discutir temas da agenda comum da comunidade internacional e, durante o evento, replicam a forma de negociação adotada no G20, como negociadores de suas respectivas nações. O objetivo final do evento é a redação de um documento oficial, que apresenta o consenso entre os jovens participantes e suas conclusões sobre as questões em discussão. Este documento oficial é entregue formalmente aos governos como um documento consultivo.

O Fórum constitui uma forma de inserção da sociedade civil nas discussões de temas globais, indo além de uma mera simulação, ao criar um laço real entre as conclusões dos jovens e governos.

O programa G8/G20 Youth Summits acontece sempre em paralelo ao evento oficial e possui o reconhecimento e apoio governamental dos vinte países integrantes do G20 em sua realização anual, e nesta edição acontece em parceria com a Georgetown University, com apoio do Departamento de Estado dos Estados Unidos (United States Department of State), além da presença de autoridades e chefes de Estado americanos.

Fonte: Assessoria de Imprensa