Publicado em: 21/05/2013

21/05/2013

Professora das Faculdades tem projeto aprovado na França

A professora Renata Carraro, dos cursos de Jornalismo e Direito das Faculdades Integradas Rio Branco, teve o projeto "Uma repórter imersa em realidades múltiplas" aprovado para participar do Colóquio Internacional "Em Imersão: Experiências, Práticas, Representações da Imersão em Ciências Sociais e Jornalismo", que acontecerá do dia 27 a 29 de novembro na cidade de Rennes, na França.

O projeto tem por objetivo refletir sobre a experiência da jornalista brasileira Eliane Brum em três reportagens de sua autoria - "A floresta das parteiras", "A casa dos velhos" e "O inimigo sou eu", publicadas na antologia "O Olho da Rua" (Editora Globo, 2008). Os textos escolhidos apresentam profundas marcas de imersão da repórter na história contada.

De acordo com Renata Carraro, as reportagens analisadas pelo projeto apresentam a complexidade da tarefa do jornalista de se fazer participante dentro de sua história. "O jornalista precisa, muitas vezes, vencer suas próprias barreiras, preconceitos, visões de mundo, para ‘mergulhar' na realidade do personagem e, então, encontrar a história que precisa contar", destacou a professora.

O Colóquio irá versar desde experiências de pesquisas à análises de práticas nas áreas do Jornalismo e das Ciências Sociais, criando um espaço de troca com jornalistas e pesquisadores de vários continentes. "É uma grande chance para crescer profissional e academicamente. A aprovação do projeto significa, ainda, o reconhecimento de um trabalho que venho desenvolvendo há alguns anos na área do Jornalismo Literário, que é onde se situa o tema da imersão", destacou Renata Carraro.