Biblioteca

Programa de Iniciação Científica


Temas

Desenvolvimento humano e educação

Estudo sobre o desenvolvimento humano por meio da educação, abrangendo as construções epistemológicas do indivíduo, envolvendo os aspectos intelectuais, perceptivos, sociais, morais, culturais e linguísticos. Objetiva, ainda, abordar a formação docente, as tecnologias de comunicação e informação (TIC), a Educomunicação e a inclusão escolar.


Negociações: conflitos, cooperação e estratégias

Estudo das estratégias do Estado, Organizações Internacionais e atores não estatais na arena internacional e doméstica e a compreensão da dinâmica dos conflitos contemporâneos, considerando as ameaças e insegurança para o Estado e a sociedade. As investigações devem estar voltadas para os processos de negociação e cooperação entre os atores internacionais, envolvendo análise dos interesses políticos e econômicos, regimes e instituições. Integram ainda os estudos deste eixo, a agenda transnacional, como direitos humanos e meio ambiente.


Análise de produtos midiáticos e práticas comunicacionais

Estudo dos produtos midiáticos e dos processos comunicacionais, sob a ótica social. A partir de abordagem interdisciplinar, contempla o diálogo nos campos teóricos: estudos de recepção, análise do discurso, história da comunicação, mídia e tecnologia, psicologia social, sociologia da comunicação e linguagens, gêneros e formatos.


Gestão e tendências econômicas

Investigação dos modelos de gestão no que tange aos aspectos estruturais, inovação, econômicos, legais, financeiros, tecnológicos, organizacionais seus reflexos na economia nacional e global.