Publicado em: 17/09/2012

17/09/2012

Faculdades Rio Branco sediam o III Ciberjur

Discutindo temas relevantes sobre o uso da tecnologia e internet no Brasil sob a ótica do Direito Digital, as Faculdades Integradas Rio Branco sediaram, entre os dias 14 e 16 de setembro, a terceira edição do Congresso Nacional de Direito e Tecnologia - Ciberjur, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP), por meio de sua Comissão de Ciência e Tecnologia, Seção de São Paulo.


Nilton Cesare Padredi, Paulo Sérgio Feuz, Fábio Romeu Canton Filho, Alessandro Molon, Vitor Hugo Freitas, Marcos da Costa, Eduardo de Barros Pimentel, Edman Altheman, Alexandre Uehara e Tito Lívio de Figueiredo

A abertura do evento contou com a presença de Eduardo de Barros Pimentel, presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo, que ressaltou a contribuição de grandes profissionais para o congresso. Edman Altheman, diretor-geral das Faculdades, destacou a importância da instituição sediar o III Ciberjur, que reúne pessoas formadoras de opinião e que buscam o conhecimento. Marcos da Costa, presidente em exercício da OAB-SP, declarou que o evento é um marco para a promoção da cidadania. Vitor Hugo Freitas, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da OAB-SP, citou a importância da discussão sobre o conceito de privacidade na internet. Alessandro Molon, Deputado Federal e relator do projeto de Lei do Marco Civil da Internet, explicou que o Projeto, do Ministério da Justiça, é uma reação da sociedade civil que visa, entre outros objetivos, garantir a liberdade de expressão na rede e o respeito à privacidade.

O evento contou com cerca de 50 palestras de profissionais de destaque nas áreas de Direito e Tecnologia, como Athina Fragkouli, do Centro de Coordenação de Redes Europeu, entidade responsável pelo registro de endereços na internet para a União Européia; Augusto Rosa Tavares Marcacini, presidente da Comissão de Sociedade de Informação da OAB SP; Alexandre Atheniense, especialista em Direito e Tecnologia da Informação; Demi Getschko, considerado o pai da internet no Brasil e membro da Comissão de Ciência e Tecnologia. Além de palestras com os professores do curso de Direito das Faculdades Integradas Rio Branco.

Paulo Sérgio Feuz, coordenador do curso de Direito das Faculdades, abordou os direitos dos consumidores em sites de compras coletivas, incluindo o Direito de Arrependimento. Antonio Carlos Malheiros discutiu aspectos que podem auxiliar na velocidade do julgamento de processos. Lauro Ishikawa expôs o conceito de Capitalismo Humanista e a necessidade da economia e dignidade humana estarem sempre relacionadas. Alessandro Cortona abordou as facilidades trazidas com a digitalização do Processo Civil, como a acessibilidade. Ulisses Prates Junior falou sobre Cyberterrorismo, os tratamentos jurídicos e a ação polícia para combater esses crimes.

Marcaram presença no evento Alexandre Uehara, diretor acadêmico das Faculdades, Nilton Cesare Padredi, assessor Jurídico da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Tito Lívio de Figueiredo, representante do presidente da OAB Minas Gerais, Marcelo Krieger, representante do presidente da OAB Santa Catarina, Fábio Romeu Canton Filho, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, Rodolfo Ramer da Silva Aguiar, presidente da subseção da OAB Nossa Senhora do Ó, Rodrigo Ferreira de Souza de Figueiredo Lyra, Presidente da subseção da OAB de Santos, José Almir, Presidente da Subseção da OAB de Barueri, Pedro Napolitano, presidente da OAB 96ª Subseção da Lapa, entre outros advogados e juristas.