Publicado em: 13/03/2013

13/03/2013

Talentos da Comunicação recebe Cláudia Dominguez

Por Graziela Primiani

O projeto "Talentos da Comunicação" recebeu, no dia 13 de março, Cláudia Dominguez, editora de textos do programa "Domingo Espetacular", da Rede Record.

Cláudia falou sobre sua rotina profissional e deu importantes dicas para os alunos do 7º semestre de Jornalismo e de Rádio e TV que desejam trabalhar em emissoras televisivas.


O aluno Gilson Gomes, Cláudia Dominguez, a professora Carina Macedo e a aluna Muryel Duarte

De acordo com a jornalista, o contato com o meio televisivo é mais importante do que entrar em uma grande emissora. Cláudia revelou que sua primeira experiência no meio foi em uma TV comunitária, onde teve oportunidade de aprender e desempenhar diversas funções, do jornalismo à produção de programas de culinária.

A profissional, que tem 17 anos de carreira, ressaltou a importância de tornar a apuração do lead um exercício diário. Outro ponto que a editora considera fundamental é pesquisar sobre o assunto para saber fazer a pergunta certa ao entrevistado. "Sem compreender a informação maior, é impossível obter as informações secundárias", declarou.

Cláudia orientou os alunos a buscarem um diferencial na reportagem em assuntos de grande repercussão midiática. A jornalista falou, ainda, sobre o uso de técnicas de imagem que atraem a atenção dos telespectadores e questionou os limites e a ética no jornalismo. Para ela, é necessário que existam mais debates sobre o tema.

Outra dica importante da profissional está relacionada às redes sociais: é preciso ter postura e tomar cuidado com as críticas e opiniões divulgadas, afinal, muitas empresas monitoram as publicações de funcionários e candidatos.