Publicado em: 10/05/2012

10/05/2012

O Jornalista Luís Mauro Martino participa do programa Talentos da Comunicação

Por Égon Ferreira Rodrigues - aluno de Jornalismo das Faculdades Integradas Rio Branco

Os alunos de Comunicação Social do 3° semestre participaram no dia 10 de maio, de palestra com o jornalista Luís Mauro Martino, doutor em Ciências Sociais pela PUCSP, que discutiu alguns dos temas abordados em seu livro "Comunicação e Identidade - Quem você pensa que é?". O encontro faz parte do programa Talentos da Comunicação, que convida profissionais de excelência na área para conversarem com os estudantes.

De uma maneira divertida, o palestrante refletiu sobre questões do convívio entre as pessoas no cotidiano e como a imagem é valorizada. Em seu livro, o jornalista fala que as identidades contemporâneas passam pela mídia, e que nos blogs, reality shows, televisão e cinema, o tema é um dos mais explorados. O livro reúne algumas das principais ideias sobre como pessoas, grupos e nações se reinterpretam e expressam suas identidades, mostrando as transformações na identidade a partir da comunicação e como a cultura da mídia se relaciona com o cotidiano.

A construção de identidade é um processo político. "Nem toda identidade pode ser expressa abertamente. Você se torna um cidadão, por exemplo, a partir do momento em que se pode dizer o que pensa e expressar sua identidade", explicou Luís Mauro, que citou casos em que as pessoas sofrem preconceitos por exporem seu modo de pensar, gostos e preferências. Além disso, explicou como as comunidades virtuais refletem nossa sociedade com suas contradições e suas crenças.

 


O Jornalista Luís Mauro Martino participou do Programa Talentos da Comunicação