Publicado em: 31/07/2014

31/07/2014

FRB participa de III Encontro Internacional de Reitores

Mais de mil reitores e representantes de universidades do mundo inteiro, entre eles o presidente do Conselho Superior da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Carlos Jerônimo da Silva Gueiros, e o diretor-geral das Faculdades Integradas Rio Branco, Edman Altheman, participaram do III Encontro Internacional de Reitores - Universia. Realizado no Rio de Janeiro, o encontro promoveu, nos dias 28 e 29 de julho, reflexões sobre o tema "A Universidade do Século XXI: Uma reflexão da Ibero-américa".

Universia é uma rede de universidades ao redor do mundo e agrupa 1.262 instituições de 23 países.

A abertura do encontro foi realizada por cinco reitores, representantes dos cinco continentes, juntamente com o Presidente do Universia e do Banco Santander, realizador do evento, Emilio Botín.

Para o diretor-geral, foi uma grande oportunidade estar junto e compartilhar ideias e experiências com representantes das maiores universidades do mundo, com alto nível intelectual. Os representantes da FRSP e das FRB ressaltaram a importância das propostas elaboradas e os contatos feitos na ocasião.

A dinâmica do evento promoveu aos participantes, divididos em grupos, participarem de rodadas temáticas. Edman Altheman participou dos debates sobre "A atenção às novas expectativas dos estudantes" e "A garantia da qualidade do ensino e sua adequação às necessidades sociais".

Foi elaborado, como resultado das discussões e reflexões sobre "A Universidade do século XXI", um documento final denominado "Carta Universia 2014", que apresenta dez pontos estratégicos de atuação, onze propostas e um compromisso assumido pelos participantes do encontro no que diz respeito ao futuro das universidades ibero-americanas e sobre as necessidades e aspirações das sociedades no século XXI.