Cinema Audiovisual

Cinema

Pós-Graduação

O curso

Este programa objetiva fornecer uma formação conectada ao mercado audiovisual brasileiro prezando pelo rigor formativo de uma pós-graduação. Idealizado por profissionais atuantes no mercado e professores com formação internacional, o Pós-graduação em Cinema e Audiovisual oferece 17 disciplinas com foco no mercado cinematográfico.

As aulas acontecem às sextas das 18h00 às 22h00 e aos sábados, das 08h30 às 17h30 no Instituto de Cinema, na Rua Teodoro Sampaio, 1109 - Pinheiros.

O PROGRAMA

A matriz curricular deste programa de pós-graduação possui uma carga horária de 360h, divididas entre as disciplinas: Produção (40h), Antropologia e Psicanálise (20h), Introdução ao Roteiro (20h), Introdução à Direção (20h), Cultura Fílmica (20h), Pós-produção (20h), Introdução à Fotografia (20), Introdução à Direção de Arte (20h), Cinema Brasileiro (20h), Introdução ao Documentário (20h), Mercado Brasileiro (20h), Empreendedorismo no Audiovisual (20h), Produção Executiva Mód. I (20h), Produção Executiva Mód. II (20h), Distribuição e Exibição (20h), Oficina de Projetos (20h), Business Intelligence no Audiovisual (20h) e TACC. Com estas matérias buscamos fornecer ao pós-graduando uma visão panorâmica e qualitativa dos principais processos e teorias que referentes ao fazer audiovisual.

ENCONTROS PRESENCIAIS QUINZENAIS

Com transmissão simultânea, para quem prefere assistir remotamente.

Interação constante com o professor durante toda a disciplina, via Ambiente Virtual de Aprendizagem da Rio Branco.

Parceiro: Instituto de Cinema

Coordenação

Bruno Cucio

Bruno Cucio

Bruno Cucio é graduado pela FAAP em Cinema e mestre pelo Instituto de Artes da UNESP. Sócio da Travessia Filmes, desde 2009 atua em projetos audiovisuais voltados à produção artística e à formação de público.

Foi produtor executivo em Para'í (2018), longa-metragem dirigido por Vinicius Toro e produzido pela Travessia Filmes exibido nos principais festivais do país, como: 51° Festival de Brasília, 20ª Mostra do Rio, 22ª Mostra de Tiradentes e 17° FICI - Festival Internacional de Cinema Infantil, além de importantes festivais no exterior, como: 34° Festival de Guadalajara, 59° Festival de Cartagena e 67° Festival de Mannhein-Heidelberg, entre outros.


É diretor dos curtas-metragens:

» Um Homem Satisfeito (2015), exibido no SESCTV e selecionado para o Festival Internacional de Cine de Punta del Este (2016), 26º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, entre outros.

» Até Onde (2013), exibido no canal CINEBRASILTV, ganhador de menção honrosa de melhor filme no 7º Festival Ojo del Sancocho (2014, Colômbia), selecionado para a 17ª Mostra de Tiradentes, entre outros.

» Será (?) (2012), realizado em parceria com o grupo de teatro Caixa de Imagens e exibido no Centro Cultural São Paulo e no Festival de Cinema de Paranapiacaba.


Entre 2018 e 2019 foi produtor e curador do "Cinecubo", cineclube do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB. Também realizou a curadoria e a produção dos festivais de cinema XI Cinefest Gato Preto, contemplado pelo ProAC Ações de Fomento, em 2014; e Move Cine Arte, em 2012.

Desde do início de 2018 é professor de direção cinematográfica e de documentário no InC – Instituto de Cinema de São Paulo. Em maio de 2019 assumiu a coordenação pedagógica do Instituto, cargo que atuou até janeiro de 2021.

É professor e palestrante do programa Pontos MIS do Museu da Imagem e do Som de São Paulo desde janeiro de 2018, tendo realizado palestras em mais de 30 cidades diferentes do estado.

Entre 2015 e 2020 ministrou oficinas relacionadas à direção audiovisual em diversas instituições culturais e de ensino, como: SESC, IED - Instituto Europeu de Design, POIESIS, Mostra de Cinema de Tiradentes e Cinefest Gato Preto.

Foi Coordenador pedagógico e professor do projeto Circuito Cultural, de 2010 até 2013, produzido pelo Instituto Agires que alcançou mais de 300 escolas públicas no estado de São Paulo.

Entre 2015 e 2018 também ministrou disciplinas voltadas ao ensino audiovisual em escolas particulares da cidade de São Paulo, como: Colégio Bandeirantes, Colégio Oswald de Andrade e Escola Carandá Viva Vida.


Diferenciais


A administração do século XXI

Tendência
Apresenta conceitos atuais dos centros de pesquisa em inovação.

Teoria e prática de mãos dadas

Excelência
Aulas com professores de destaque no mercado.

Estímulo ao Empreendedorismo

Estrutura
Ambientes de aprendizagem inovadores e ideais para trabalhos colaborativos.

Suporte Internacional

Dinamismo
Fóruns e workshops que estimulam a criatividade.

Conteúdo Programático


Matriz Curricular Carga Horária
Produção 40h
Antropologia e Psicanálise 20h
Introdução ao Roteiro 20h
Introdução à Direção 20h
Cultura Fílmica 20h
Pós-produção 20h
Introdução à Fotografia 20h
Introdução à Direção de Arte 20h
Cinema Brasileiro 20h
Introdução ao Documentário 20h
Mercado Brasileiro 20h
Empreendedorismo no Audiovisual 20h
Produção Executiva Mód. I 20h
Produção Executiva Mód. II 20h
Distribuição e Exibição 20h
Oficina de Projetos 20h
Business Intelligence no Audiovisual 20h
Total: 360h
Trabalho Aplicado de Conclusão do Curso (TACC) Carga Horária
Mentorias e TACC 20h
Total 20h





Investimento


Preencha o formulário ao lado para receber, por e-mail, os valores do curso.

Consulte o Edital para conferir os planos e condições de pagamento. As parcelas são fixas, até o final do plano.

Funcionários de instituições conveniadas têm até 20% de desconto sobre o valor total do curso.
Alunos e ex-alunos Cepro têm 50% de desconto sobre o valor do plano de 24x.
Alunos, ex-alunos e professores Rio Branco têm 50% de desconto sobre o valor do plano de 24x.

Cadastre a sua instituição para obter descontos em parcerias e convênios

Consulte condições especiais para este semestre: Whatsapp: (11) 97477-0860.