Publicado em: 02/09/2016

02/09/2016

14ª Semana Jurídica

Por Amandlah Oliveira Fernandes

Para discutir e compartilhar conhecimentos acerca de temas da atualidade ligados à área do Direito, as Faculdades Integradas Rio Branco reuniram professores, juízes, profissionais da área e alunos na 14ª Semana Jurídica, do dia 30 de agosto ao dia 02 de setembro.

A abertura oficial contou com a presença do diretor-geral, Edman Altheman, do diretor acadêmico Alexandre Uehara, e do coordenador do curso de Direito, Paulo Feuz. Alunos dos cursos de Direito e Design, que integram o Grupo de Teatro Rio Branco, com apoio da professora Noêmia Fryszman, representaram a peça Júlio César de William Shakespeare.


A partir da apresentação do Grupo de Teatro Rio Branco, professores integraram um debate

A partir da encenação, foi debatido o discurso de Marco Antônio em frente ao corpo de César, com a participação dos docentes Alexandre Uehara, Antônio Carlos Malheiros, Marcelo Freire, Alessandro Cortona, Sang Duk Kim, Alexandre Hashimoto e Noêmia Fryszman. Temas como, Direito, Ética e Lealdade prevaleceram na discussão, que foi finalizada com as palavras do professor Antônio Carlos Malheiros: "É importante que estudantes de Direito não tenham somente formação técnica e sim fundamento ético. Eu, particularmente, não vejo o Direito sem ética e sem lealdade”.

Antônio Carlos Malheiros, que é desembargador, conversou com os alunos sobre o acesso que a população tem à Justiça no Brasil, destacando temas importantes como, os menores infratores, o trabalho nas ruas com as pessoas carentes e o trabalho realizado na região da Cracolândia. Além disso, o desembargador relatou histórias marcantes que viveu quando trabalhava nas ruas da cidade de São Paulo com crianças, jovens e adultos envolvidos no mundo das drogas. “Se você salvar ao menos uma pessoa, estará salvando a humanidade. E é com essa frase que eu sigo a minha carreira e profissão. Vou fazendo minha justiça e levando a justiça para quem não tem acesso”, ressaltou.

O professor Wendell Lopes Barbosa falou sobre o tema “Os aspectos legais da mediação familiar” e explicou aspectos da nova lei de mediação 13.140, quais os tipos de mediação, as qualidades que um mediador judicial deve ter. “O mediador deve ter seriedade, calma, ajudar as pessoas e achar uma solução para os problemas e bem-estar do individuo”, afirmou.


Alunos do 8º semestre realizaram um Júri Simulado

Os alunos receberam a ex-aluna do curso de Direito das Faculdades Integradas Rio Branco, Maria Carolina Akel Ayoub, que é Juíza Federal da 1ª região. A juíza e ex-aluna trouxe como pauta “Os desafios de ser juiz” e contou sobre sua história, a preparação para os concursos, como funcionam as diversas provas, como é a carreira, qual deve ser a postura em relação às redes sociais mídias, e exposição do cargo. A ex-aluna destacou o quão importantes foram as faculdades e o corpo docente na conquista de seus objetivos.

Para encerrar a Semana Jurídica, com a orientação da professora Janaina Varalli, os alunos do 8º período do curso de Direito participaram do Júri Simulado, que julgou um caso real sobre infanticídio. De maneira realística e tradicional, e com direito a perguntas da defesa e da acusação, os futuros juristas colocaram em prática o conteúdo aprendido em sala de aula, atuando como promotores de defesa, acusação, juiz, réu, testemunhas e jurados.