Publicado em: 28/01/2015

28/01/2015

Aluna riobranquina passa em concurso para Juíza Federal


Três anos de dedicação exclusiva. Várias horas de estudo diárias. E agora, o resultado: Maria Carolina Akel Ayoub foi aprovada no concurso para Juiz Federal da 1ª Região. Ex-aluna do Colégio Rio Branco e do curso de Direito das Faculdades Integradas Rio Branco, a jovem de apenas 26 anos é uma riobranquina nata.

Maria Carolina começou seus estudos no 1° ano do Ensino Fundamental do Colégio Rio Branco, Unidade Higienópolis. Após concluir o Ensino Médio, a aluna foi estudar nas Faculdades Integradas Rio Branco. A futura juíza inicialmente estudou Relações Internacionais nas próprias Faculdades: “Eu gostava muito das aulas de Direito do curso de RI”. Sua mãe, Maria Cristina Ayoub, foi sua inspiração para começar a fazer Direito – a mãe foi aluna da primeira turma de Direito das Faculdades Rio Branco.


Maria Cristina Ayoub, Maria Carolina Ayoub, Esther Carvalho, diretora-geral do Colégio Rio Branco e Paulo Feuz, coordenador do curso de Direito das Faculdades Integradas Rio Branco


A jovem ingressou no curso de Direito em 2006, graduou-se em 2010 e sempre tratou os estudos como um trabalho. Com uma jornada predeterminada, a estudante teve um alicerce importante no Colégio e nas Faculdades. “O Rio Branco foi muito importante para meus estudos. Tive a base do meu aprendizado nas Instituições Rio Branco. Encontrei ótimos professores além de uma excelente biblioteca”, comentou.

Durante a faculdade, Maria Carolina estagiou na área privada por alguns meses, mas foi no meio público que ela realmente se identificou. Como a magistratura sempre foi o seu sonho, a preparação para o concurso iniciou-se ainda durante a graduação. Durante três anos, a estudante fez estágio no Ministério Público do Estado de São Paulo, onde adquiriu uma grande experiência. Maria Carolina mostrava que teria um ótimo futuro por ser tão dedicada aos estudos. No 9° semestre, antes mesmo de se formar, a jovem passou na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


Eduardo de Barros Pimentel, chanceler das Faculdades Integradas Rio Branco, Maria Carolina Ayoub, Maria Cristina Ayoub e Paulo Feuz


Estudo e dedicação. Foi com essa receita que a jovem conseguiu passar em uma excelente colocação para o concurso de Juíza Federal, cargo no qual tomará posse no próximo dia 29 de janeiro. “Estudei bastante e queria passar rápido. Todo o meu esforço foi recompensado” ressaltou.

O concurso público para Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 1a Região contou com aproximadamente 8 mil inscritos para 81 vagas ofertadas. Porém, apenas 58 candidatos foram aprovados. Maria Carolina passou em 23° lugar. Semana passada foi também aprovada no concurso público para Juíza Federal do Tribunal Regional Federal da 2a Região, para o qual ainda não foi divulgada a ordem de classificação dos aprovados.

Para os alunos e ex-alunos do Colégio Rio Branco e das Faculdades Integradas Rio Branco, a dica: “Decida o que você quer profissionalmente e vá à luta. Nunca desista. Acredite no seu sonho. Com esforço e dedicação, todos podem conseguir!”, concluiu Maria Carolina.


Maria Carolina em visita a biblioteca das Faculdades Integradas Rio Branco