Publicado em: 01/11/2016

01/11/2016

17ª Semana de Relações Internacionais

Por Amandlah Oliveira Fernandes

O curso de Relações Internacionais da Faculdade Rio Branco realizou, entre os dias 25 e 27 de outubro, a 17ª Semana de Relações Internacionais. O encontro amplia o conhecimento sobre temas atuais, por meio de palestras e discussões.

O coordenador do curso, Gunther Rudzit, abriu a semana e destacou a importância do encontro para alunos e professores.

Para dar início a Semana de RI a professora das Faculdades Integradas Rio Branco Angela Tsatlogiannis, recebeu os palestrantes Drª Claudia Luna, advogada atuante na defesa e garantia dos direitos das mulheres e Presidente do Movimento Nacional Contra o Tráfico de Pessoas e o Dr° Edgard Raoul Gomes Neto, advogado e especialista em Direitos Humanos, que falaram sobre os Direitos Humanos no âmbito das Relações Internacionais. Eles destacaram fatos como tráfico de pessoas e como prevenir esse crime e, também, as questões que envolvem a sobrevivência e os direitos dos “imigrantes ilegais”.

No período da noite, a palestra de abertura contou com a presença da ex-aluna das Faculdades Rio Branco e atual professora de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo, Regiane Bressan, e da doutoranda em Relações Internacionais, Clarissa Ribeiro.

Regiane Bressan falou sobre o Mercosul, que completou 25 anos de existência. A professora ofereceu um panorama do bloco até os dias atuais. A palestrante Clarissa Ribeiro falou da política externa do Brasil e das novas composições da politica comercial e internacional, levantando avanços, dificuldades, desafios e retrocessos.


Alunos durante uma das palestras na Semana de Relações Internacionais

No segundo dia da semana, no período da manhã, o professor da casa Lucas Leite mediou à palestra sobre “Brexit”, que designa a saída do Reino Unido da União Europeia, que é a abreviação das palavras em inglês Britain (Grã-Bretanha) e Exit (saída). Para falar sobre essa questão foram convidados os palestrantes Dr°.Daniele Bianchi, advogado do Departamento Jurídico da Comissão Europeia e a palestrante professora Kirstyn Inglis, Jurista, Vice-Coordenadora do Programa Brasil-EU sediado no IRI-USP.

O tema “Extremismo Religioso” ganhou espaço com as presenças do Cheikh Mohamad Khalil, líder religioso da Sociedade Beneficente Islâmica de Foz do Iguaçu, e de Luiza Rodrigues Mateo, doutoranda no programa de pós-graduação em Relações Internacionais.

O assunto discutido no último dia de palestras foi “Os Impactos da Crise no Cenário Mundial”, um assunto repleto de dúvidas e muitas expectativas. Para falar sobre esse tema o professor da Rio Branco Onofre Portella mediador da mesa, recebeu os palestrantes, o professor Gabriel Galipolo, que é mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e o professor Dr.Luiz Fernando Figueiredo, conselheiro, Coordenador do Comitê de Risco e membro do Comitê do Setor da Intermediação da BM&F e ex-diretor do Banco Central do Brasil(1999-2003).

“Eleições nos Estados Unidos da América” foi o tema apresentado por Cristina Pecequilo, professora de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo. A professora Fernanda Magnotta, pós-graduada em Política Externa dos Estados Unidos, que trabalhou na campanha de Hillary Clinton, ela falou sobre o clima político, o cenário eleitoral, as propostas, projetos e agenda da candidata.