Publicado em: 19/01/2017

19/01/2017

Aluna de Pedagogia dirige espetáculo acessível em Libras

A aluna do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Rio Branco, Liliane Zimermann, é diretora e autora da peça “Coração de Herói”, que está em cartaz no Teatro Viradalata e é acessível em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Formada em Artes Cênicas e coautora de outras duas peças teatrais em inglês, Liliane, ao ter aulas de Libras na Rio Branco, percebeu que não havia quase nenhuma acessibilidade para crianças surdas em peças infantis. Assim, nasceu o projeto de fazer um musical infantil bilíngue Português-Libras.


O espetáculo é acessível em Língua Brasileira de Sinais

“Meu objetivo é usar o Teatro como ferramenta educativa e verdadeiramente fazer um trabalho de acessibilidade e inclusão, no qual crianças surdas e ouvintes sentem uma ao lado da outra e possam, juntas, viver a experiência teatral de se divertirem e aprenderem sobre valores como, amizade, respeito às diferenças e amor ao próximo”, contou Liliane.

A peça Coração de Herói é uma adaptação da história de Davi e Golias e trata da importância das brincadeiras da infância. Um quarto é cenário para uma grande aventura. Os brinquedos dos irmãos Pedrinho e Matheusinho ganham vida e fazem a vez dos intérpretes de Libras.


Liliane Zimermann dirige o espetáculo

Segundo Liliane, a formação em Pedagogia foi essencial para o projeto. “Os filósofos, educadores e pedagogos que estudei embasaram minha pesquisa, cada aula contribuiu para me ajudar a criar essa peça educativa, as aulas de Libras durante foram fundamentais para o conhecimento teórico e pratico da língua, no conhecimento adquirido para falar ao público infantil, usando o Teatro como instrumento de educação”, explicou.

A aluna e diretora do espetáculo destacou que as Faculdades Integradas Rio Branco promovem uma formação sólida, qualificada e inovadora. “Desde o ambiente físico, agradável e acolhedor, até o relacionamento com os professores, pois compartilhamos ao longo dessa jornada mais que conhecimento, compartilhamos nossas vidas, tudo converge para uma educação efetiva de formação profissional e também emocional. O corpo docente é extremamente qualificado e maravilhoso. Os professores e a coordenação do curso apoiam nossos sonhos e vivem isso com a gente, o ‘Coração de Herói - O Musical’, é uma prova real disso”.

Informações:
Coração de Herói – O Musical
Local: Teatro Viradalata – Rua Apinajés, 1387, Perdizes
Data: sábados e domingos, às 15h, de 28/01 a 18/02
Confira a página no Facebook