Publicado em: 03/05/2012

03/05/2012

Inclusão em Questão

Com o objetivo de mostrar a importância da inclusão social, tanto no mercado de trabalho quanto na vida pessoal das pessoas com deficiência e jovens em situação de risco social, as Faculdades Integradas Rio Branco, por meio do curso de Pedagogia, realizam o evento "Inclusão em Questão", nos dias 2 e 3 de maio.

O encontro contou com a palestra "Experiências bem sucedidas na vida profissional", com a Pedagoga Surda Sylvia Lia Grespan Neves e com os profissionais surdocegos Carlos Jorge Wildhagen Rodrigues e Cláudia Sofia Indalécio Pereira. O tema "Trabalhos de excelência na área de inclusão" foi abordado por Sabine Vergamini, diretora do Centro de Educação para Surdos Rio Branco, e Susana Penteado, diretora do Centro Profissionalizante Rio Branco.

As palestras tiveram depoimentos pessoais, apresentação de cases de sucesso e abordaram temas como superação, formação acadêmica e técnica, geração de oportunidades, preparação do empregador e empresas para receber surdos e pessoas com deficiência.

Sylvia Lia, ex-aluna das Faculdades Integradas Rio Branco, contou sua história de vida e os desafios que enfrentou. Ela é filha de pais ouvintes, que notaram que ela era surda tardiamente. Carlos Jorge Wildhagen Rodrigues destacou sua atuação em prol dos direitos para surdos, cegos e surdocegos dentro e fora do país.

Sabine Vergamini ressaltou o trabalho do Centro de Educação para Surdos, que atua na inclusão de surdos, no Programa de Estimulação do Desenvolvimento, com bebês, na educação até o 5º ano do Ensino Fundamental, na integração dos alunos em classes regulares a partir do 6º ano, além do apoio para as atividades das mantidas da Fundação de Rotarianos de São Paulo, que, também, integram surdos, como no Colégio Rio Branco, Faculdades Rio Branco e Cepro.

Susana Penteado explicou o Programa de Aprendizagem Profissional e o Programa de Aprendizagem Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física, que focam a integração no mercado de trabalho a partir das leis do Aprendiz e de Cotas.