Publicado em: 02/12/2014

02/12/2014

Professor das Faculdades participa de Colóquio Internacional em Paris


O professor Humberto Lima de Aragão Filho, dos cursos de Direito, Relações Internacionais, Comunicação Social, Design e Gestão Comercial das Faculdades Integradas Rio Branco, participou do Colóquio Internacional na Université Sorbonne Nouvelle, em Paris, que aconteceu nos dias 13 e 14 de novembro.

O seu nome foi indicado pela professora doutora Teresa Martins Marques, da Universidade de Lisboa, e do professor e doutor Onésimo Teotónio Almeida, da Brown University dos Estados Unidos. Além do professor Humberto, havia conferencistas representando diversos países, entre eles Portugal, Estados Unidos, França e Bélgica.

O Colóquio teve como objetivo refletir sobre a experiência do exílio assumido por muitos intelectuais portugueses durante a ditadura de Salazar, dentre eles o advogado e escritor português do Século XX, José Rodrigues Miguéis.

Durante o Colóquio Internacional, houve o lançamento do livro "Um exílio chamado saudade", uma coletânea de artigos sobre o escritor lusitano, organizado por Humberto, que também realizou seu doutorado sobre a obra de José Rodrigues Miguéis.

O Colóquio também abordou experiências de pesquisas à análises de práticas sobre os temas debatidos, criando um espaço de troca com escritores e pesquisadores de vários continentes. “Foi um momento de realização acadêmica e existencial. O resultado de muitos anos dedicados ao estudo à pesquisa e ao conhecimento. Senti-me privilegiado”, destacou Humberto Aragão.


Professor Humbero Aragão durante o Colóquio Internacional