Publicado em: 16/08/2013

16/08/2013

Aula Magna de Relações Internacionais e Jornalismo recebe Ph.D Dov Shinar

A Aula Magna dos cursos de Relações Internacionais e Jornalismo das Faculdades Integradas Rio Branco contemplou a palestra "A cobertura jornalística em conflitos internacionais", no dia 16 de agosto, com o comunicólogo e prof. Ph.D Dov Shinar, diretor do Centro de Investigação de Guerra e Paz no Netanya Academic College, de Israel.

O encontro foi aberto pelo diretor-geral das Faculdades, Edman Altheman, e contou, ainda, com a participação da professora Renata Carraro, do curso de Jornalismo, e do professor Guilherme Casarões, do curso de Relações Internacionais.


O comunicólogo Dov Shinar ministrou palestra sobre Jornalismo de Paz

Dov Shinar comentou que o Jornalismo de Paz, além de um campo de estudo, é também um campo de ação, que visa a promover jornalistas agentes da paz. Para o especialista, esta área divulga ideias sobre processos de paz, ao contrário das coberturas de conflitos realizadas pela grande imprensa. "Guerras e conflitos são divulgados em acontecimentos isolados, valorizando a dualidade entre o bem e o mal, o ‘nós contra eles'", citou.

"A paz é um processo, não um evento. Não tem valor de notícia". Para Dov Shinar, os critérios de noticiabilidade, que selecionam as "notícias importantes" das "não-importantes", reforçam os acontecimentos negativos em detrimento de processos de paz.

O especialista apontou algumas alternativas à imprensa. "Expressar a pluralidade é um caminho", comentou. Dov Shinar também aposta na rapidez e no alcance das novas mídias para o aumento de informações plurais e diversificadas.

A professora Renata Carraro e o professor Guilherme Casarões acrescentaram à discussão, entre outros pontos, a necessidade de uma formação ética e plural dos profissionais de comunicação e a crescente necessidade de ampliar, cada vez mais, a transparência entre as instituições e a sociedade.