Publicado em: 04/06/2012

04/06/2012

Faculdades sediam São Paulo + 20

As Faculdades Integradas Rio Branco sediaram a primeira edição do São Paulo +20, evento que simula as discussões diplomáticas que acontecerão na Rio+20. A atividade, que aconteceu nos dias 1, 2 e 3 de junho, reuniu alunos das Faculdades e de outras instituições de ensino superior.

Participaram do evento o diretor acadêmico, Alexandre Uherara, a coordenadora do curso de Relações Internacionais, Denilde Holzhacker e a professora de Relações Internacionais Angela Tsatlogiannis.

Para a série de palestras foram convidados Giuliano Chadoud, diretor do Comitê de Jovens Empreendedores da Fiesp, que apresentou os trabalhos realizados pela entidade, e Gilmar Altamirano, especialista em Meio Ambiente e Sociedade e membro fundador e atual presidente da ONG Universidade da Água, que falou sobre a poluição das águas e as iniciativas que podem ser tomadas para diminuir os impactos da ação humana.


Angela Tsatlogiannis, Professora de Relações Internacionais e Alexandre Uehara, diretor acadêmico das Faculdades

O jornalista Rafael Monico, do Instituto Triângulo, abordou o tema "Sustentabilidade na Prática: a influência das ONGs no Regime Internacional do Meio Ambiente". O palestrante falou sobre a influência das ONGs internacionais no cenário das organizações brasileiras.

O evento contou, ainda, com a presença do coordenador de Estudos e Varejo da ESPM, Ricardo Pastore, e da professora de Direito Ambiental das Faculdades Integradas Rio Branco, Renata Marques Ferreira. Os professores discutiram a proibição das sacolas plásticas em São Paulo.

"A falácia da sustentabilidade" foi o tema da palestra do professor Ricardo Felício, climatologista da USP, que se propôs a desmistificar a teoria do Aquecimento Global Antropogênico, ou seja, o aquecimento do planeta provocado pela intervenção do homem no equilíbrio da natureza.

O arquiteto e Urbanista Sérgio Martins ressaltou a degradação da qualidade de vida no desenvolvimento humano e frisou a importância do desenvolvimento sustentável como forma de enfrentar problemas de ordem pública, como saúde, moradia e saneamento.

O evento contou ainda com a Feira das Nações, promovida pelo Programa de Intercâmbio do Rotary Distrito 4610, com exposições de intercambistas sobre a cultura e informações de seus países.


Ana Beatriz Franciscone, Secretária Geral do RBMUN, ao centro, e outros participantes