Publicado em: 22/03/2012

22/03/2012

Palestra Corrupção de Sarney a Lula de Eduardo Graeff

Cientista político e ex-secretário-geral da Presidência da República no governo Fernando Henrique Cardoso (FHC), Eduardo Graeff, realizou palestra sobre corrupção, no dia 22 de março, nas Faculdades Integradas Rio Branco. Alunos, convidados e especialistas prestigiaram o evento que abordou assuntos do livro Corrupção de Sarney a Lula.

Segundo Eduardo Graeff, a corrupção possui raízes histórico-sociais, como a escravidão, o patrimonialismo, o patriarcalismo, corporativismo e competição eleitoral. Entretanto, é preciso transformar a ideia de que a corrupção é um problema inevitável.

O Brasil possui instrumentos constitucionais e legais que tem o objetivo de aumentar a transparência das ações do governo, suficientes para iniciar a luta contra a corrupção. Entretanto, de acordo com o cientista político, o problema é aprender a usar esses instrumentos.


Eduardo Graeff na palestra sobre corrupção

A percepção acerca da corrupção reduz a confiança do cidadão na democracia, de forma que desencoraja o brasileiro a participar da vida política do Brasil, ressaltou Eduardo Graeff.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos de Relações Internacionais (NERI) e tem o apoio da coordenação do curso de Relações Internacionais das FRB, do Cieri Rio Branco e RBmun.