Publicado em: 25/04/2013

25/04/2013

Professor realiza palestra em evento do Ministério da Defesa

O coordenador da Pós-graduação das Faculdades Integradas Rio Branco e professor do curso de Relações Internacionais, Gunther Rudzit, proferiu a palestra "A inserção internacional do Brasil em face das questões de Segurança", durante o VI Curso de Extensão em Defesa Nacional. O evento, oferecido pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercados e Capitais), a todas as pessoas interessadas pelo tema, aconteceu na cidade de Belo Horizonte, entre os dias 22 e 26 de abril.

Gunther Rudzit apresentou a definição teórica de segurança e defesa, as mudanças nos conceitos de defesa na Constituição Brasileira ao longo do tempo, a retirada do capítulo de Defesa Nacional da Constituição de 1988, o que resultou numa política de defesa nacional ambígua, no que tange à sua abrangência, e falou, ainda, sobre as definições dos objetivos militares.

O objetivo do curso de Extensão em Defesa Nacional é promover debate sobre a política externa, defesa, segurança e Relações Internacionais brasileiras, abordando pontos sobre as políticas públicas da área relacionadas a uma avaliação da eficiência e articulação com a política externa.