Publicado em: 18/05/2015

18/05/2015

VIII RBMUN

 
Voltado para estudantes universitários dos cursos de Relações Internacionais e Direito, as simulações de ambientes diplomáticos e de exercício jurídico do Rio Branco Modelo Universitário de Negociações - RBMUN, ocorridas nos dias 16 e 17 de maio nas Faculdades Integradas Rio Branco, promoveram a prática de conceitos aprendidos em sala de aula. Cerca de cinquenta estudantes participaram, colocando em prática conceitos aprendidos em sala de aula.

No discurso de abertura do evento, o coordenador do curso de Relações Internacionais, Gunther Rudzit, destacou que a participação nesse evento ajuda a formar os alicerces das pontes que os graduandos irão construir, contribuindo para as gerações e realizações futuras.O Secretário-Geral da Simulação, Giovani Carpegiane, também participou da abertura das simulações e ressaltou a importância do espaço para discussão.


Alunos de Direito durante simulações júridicas


Estudantes de Relações Internacionais e de Direito tiveram a oportunidade de participar de simulações diplomáticas e jurídicas. Foram dois comitês: Julgamento de um crime de homicídio com ocultação de cadáver e o Comitê de Segurança Internacional, que debateu a expansão do Estado Islâmico.

Com a representação dos diversos envolvidos na morte de uma criança, foi realizada a simulação do julgamento dos acusados. A atividade contou com a participação de alunos de Direito.
Diversos países e órgãos internacionais, representados pelos alunos das faculdades, que se reuniram na Assembleia Geral das Nações Unidas, discutiram sobre o que fazer com o território ocupado por palestinos e ambicionado por judeus, numa disputa que envolve questões históricas, culturais e religiosas.


Debate sobre a expansão do Estado Islâmico