Publicado em: 06/11/2014

06/11/2014

Branding Innovation - A Inovação e as Marcas


No dia 5 de novembro, as Faculdades Integradas Rio Branco, em seu campus Granja Vianna, promoveram a palestra Branding Innovation - A Inovação e as Marcas. A abertura do evento contou com a presença de Edman Altheman, diretor-geral das Faculdades. O debate foi ministrado pelo coordenador do curso de MBA Branding Innovation da Faculdades, Antonio Roberto de Oliveira. O palestrante é mestre em Branding pela Universidade de São Paulo (USP) e sócio fundador da Lid Brand + Experience, empresa que atua há mais de 20 no mercado.

O evento foi direcionado a empresários, comerciantes, estudantes, designers, profissionais das áreas de Marketing e Comunicação, e todos aqueles que procuraram saber mais sobre como potencializar resultados para suas marcas e negócios. Antônio Roberto começou o bate-papo falando que um dos ativos mais valiosos das empresas são as marcas em que investiram e desenvolveram seu nome. “Hoje em dia os produtos e processos de fabricação podem ser copiados, porém crenças e valores estabelecidos na mente dos consumidores não podem”, comentou.

 


Coordenador do curso de MBA Branding, Antônio Robero de Oliveira


Branding é a percepção, e não algo criado por uma agência ou empresa. Uma ação que empresta percepção ou experiência para uma marcar não é necessariamente Branding – só vai virar branding quando o mercado e o consumidor entenderem aquela marca como solução. Portanto, criar uma identidade com os clientes e desenvolver valores que devem acompanhar o planejamento estratégico são essenciais para seu reconhecimento. Esse foi um dos conceitos defendidos na palestra.
 
O Branding se divide basicamente nas seguintes etapas: Detalhamento do público-alvo, posicionamento e construção multissensorial. Um trabalho bem executado faz com que sua marca se diferencie dos concorrentes, e que essa diferença positiva seja executada na mente do consumidor. Essa diferenciação é essencial, pois o mercado, atualmente, tem vários produtos semelhantes e abordagens equivalentes. “A grande dica para fazer um trabalho de Branding correto é não se apegar apenas aos aspectos lógicos do produto, e sim buscar a subjetividade, as entrelinhas, da identificação entre a marca e o consumidor”, concluiu Antônio Roberto.




Debate e interação dos ouvintes durante a palestra de Branding Innovation