Publicado em: 31/07/2013

31/07/2013

Diretor acadêmico integra diretoria da Associação Brasileira de Relações Internacionais

O diretor acadêmico das Faculdades Integradas Rio Branco, Alexandre Uehara, foi eleito membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), que tem por objetivo estimular a produção acadêmico-científica em Relações Internacionais e aperfeiçoar o ensino de graduação e pós-graduação na área.

Um dos destaques da atuação da associação constitui na formação das Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação de Relações Internacionais de todo o Brasil, junto ao Ministério da Educação (MEC).

Alexandre Uehara é especialista em Ásia, graduado em Economia, mestre e doutor em Ciência Política pela USP. No Japão foi pesquisador visitante na Universidade Keio (1993) e na Universidade Sophia (1999-2000). É membro do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional/USP, responsável pela área temática Japão e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da USP. Tem desenvolvido pesquisas sobre questões asiáticas envolvendo temas de integração econômica e relacionamentos regionais, envolvendo, particularmente, Japão, China, Coreias e Taiwan.