O Mercado de Cosméticos - Faculdades Rio Branco
Curso de Extensão - O Mercado de Cosméticos: desenvolvimento e lançamento de novos produtos

O Mercado de Cosméticos:
desenvolvimento e lançamento de novos produtos

Curso de Extensão

O curso

O Mercado de Cosméticos:
desenvolvimento e lançamento de novos produtos

O Brasil é o quarto maior consumidor mundial de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC), atrás dos Estados Unidos, China e Japão. Posiciona-se em segundo lugar nas categorias: depilatórios, desodorantes, perfumes, produtos masculinos e proteção solar. Produtos para banho e cabelos vêm em quarto lugar, maquiagem em quinto e produtos para a pele em oitavo lugar. De acordo com o Ibope (2016), é o primeiro setor industrial que mais investe em publicidade (está atrás somente do comércio varejista e serviços ao consumidor) e segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é o segundo setor industrial que mais investe em inovação.

O desenvolvimento de novos produtos - originais, melhorias dos já existentes, extensão de linha ou de categoria, reposicionamentos - é portanto essencial neste segmento, que oferece novidades constantemente, já que por meio da diferenciação busca a vantagem competitiva para estimular o desejo de compra do consumidor.


Objetivos

Transmitir procedimentos de como gerenciar o desenvolvimento de novos produtos do segmento cosmético, por meio da compreensão do mercado, do processo de inovação e das estratégias de marketing.


Público-alvo

Profissionais de marketing, produto, varejo, e profissionais que atuam no setor de cosméticos.

Planejamento do curso


Docente: Daniela Ester Ferreira

Período: Inscrições encerradas

Carga horária: 12 horas

Horário: das 19h10 às 22h40

Local: Faculdades Integradas Rio Branco – Campus Lapa

Certificado: será conferido Certificado de Curso de Extensão

Conteúdo Programático


A vaidade e o mercado de beleza/ cosméticos.

Novos produtos: conceitos, visão, estratégia.

Os desafios no desenvolvimento de novos produtos.

As principais etapas do processo de desenvolvimento.

Como gerar e selecionar ideias.

Desenvolvimento da estratégia de marketing.

Desenvolvimento de produto e comercialização.

O processo de adoção pelo consumidor.

Metodologia e avaliação

Aulas expositivas com estudos de caso e aplicação de exercícios.

A avaliação é contínua durante o curso, sendo observada a assiduidade e participação de todos.

Investimento e inscrições


R$ 360,00

Alunos e professores de instituições conveniadas têm 15% de desconto.

Alunos, ex-alunos e professores Rio Branco têm 50% de desconto.